Nascido na Ucrânia, o oligarca Mikhail Watford, de 66 anos, que fez fortuna em petróleo e gás no período pós-soviético foi encontrado morto em casa, em Surrey, no Reino Unido, num episódio “inexplicável, mas não suspeito”, de acordo com as autoridades citadas pelo The Guardian.
“Fomos chamados por volta do meio-dia na segunda-feira, 28 de fevereiro, após relatos da descoberta do corpo de um homem em um endereço em Portnall Drive, Wentworth”, disse um porta-voz da polícia britânica. Pai de três filhos e associado ao círculo mais íntimo do Presidente russo, Vladimir Putin, o milionário não terá sido alvo das sanções financeiras. “Uma investigação sobre as circunstâncias da morte está em andamento, mas não se acredita que haja circunstâncias suspeitas neste momento”, fizeram saber as autoridades.
A BBC avança que a família de Mikhail Watford já foi informada e está a receber apoio psicológico para enfrentar o momento.
Nascido em 1955, o milionário mudou-se para o Reino Unido em 2000. Proprietário da mansão Wentworth Estate em Virginia Water — com quatro campos de golfe e que terá servido de prisão domiciliária do ditador chileno Augusto Pinochet — cresceu num “grande apartamento de quatro quartos com banheira e carro” na Ucrânia soviética, num luxo que em 2015 considerou ser “o equivalente a viajar de jato, hoje em dia”, numa entrevista concedida em 2015 ao Sunday Times. Antes de se mudar para Surrey, o milionário escolheu Londres como segunda casa.