O coronel Oleksandr Oksanchenko, piloto da Força Aérea da Ucrânia, que ficou conhecido como “lobo cinzento”, saiu da reserva para defender o seu país da invasão da Rússia, mas pagou o ato heróico com a vida no passado dia 25 de fevereiro. Zelensky atribuiu-lhe o título de Herói da Ucrânia.

O experiente piloto saiu do ativo em 2018, mas, perante o atual conflito, deixou a reserva e voluntariou-se para defender o seu país, contudo acabou por morrer em combate. Oksanchenko distraía o inimigo, mas o seu jato foi abatido sobre a capital ucraniana.

O piloto tinha 53 anos, era casado e pai de duas filhas. Depois de se retirar em 2018, continuou a trabalhar na aviação como formador e consultor. A fama de Oleksandr Oksanchenko ultrapassava as fronteiras do seu país. O piloto pertenceu à 831ª Brigada de Aviação Tática da Força Aérea na base aérea de Myrhorod, na Ucrânia. Participou em vários espetáculos aéreos europeus, onde deslumbrava com as suas manobras aéreas, e recebeu diferentes prémios pelas proezas no ar.

O coronel foi considerado herói nacional pelo presidente Zelensky, segundo as Forças Armadas ucranianas, que publicaram, no seu perfil no Twitter, uma imagem do piloto acompanhada do seguinte texto:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O piloto de caça Oleksandr Oksanchenko foi morto na batalha. Ele foi um dos melhores! Na batalha, ele distraiu as aeronaves inimigas. O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky concedeu postumamente a Oleksandr Oksanchenko o título de Herói da Ucrânia! Memória eterna!”

A European Airshows, uma organização sem fins lucrativos composta por voluntários e apaixonados por espetáculos aéreos, publicou um post na sua página de Facebook no passado dia 28 de fevereiro a lamentar a morte do coronel e homenageá-lo. No texto pode ler-se que Oksanchenko fo vítima do sistema aéreo defensivo russo de mísseis S-400 Triumph.

“Recebemos notícias extremamente chocantes e tristes da Ucrânia esta manhã. O coronel Oleksandr “lobo Cinzento” Oksanchenko, que foi piloto da Força Aérea Ucraniana entre 2013 e 2018 perdeu a vida na sexta-feira à noite quando o seu jato foi abatido sobre Kiev pelo sistema aéreo de mísseis defensivo russo S-400 Triumph. O coronel Oksanchenko não foi apenas um piloto muito experiente que ganhou vários prémios para melhor desempenho aéreo em muitos eventos pela Europa, mas era também um verdadeiro fã de espetáculos aéreos.”