O Jardim Zoológico de Mykolaiv, sul da Ucrânia, está a pedir ao público para comprar bilhetes para que o dinheiro possa ser investido em comida para os animais, noticia este domingo o The Kyiv Independent. Os bilhetes podem ser adquiridos na página do jardim zoológico e já esgotaram até ao dia 19 de março. A partir dessa data, podem ser adquiridos por entre 25 e 100 hryvnia ucranianas — o equivalente a valores entre os 0,77 cêntimos e os 3,09 euros.

A cidade de Mykolaiv tem sido intensamente atingida por mísseis russos. Um deles atingiu um hospital que presta cuidados oncológicos, como foi noticiado na altura. Outro caiu numa zona de passeio no interior do jardim zoológico da cidade, que abriga 211 espécies raras de animais, incluindo 85 de pássaros, 66 de mamíferos e cinco de felinos. Nenhum animal terá sido atingido, mas sem os visitantes falta dinheiro para a sua comida.

Alguns dos animais selvagens que vivem em jardins zoológicos ucranianos foram retirados do país e encontraram abrigo em instituições de países vizinhos. Um centro natural em Oudsbergen, na Bélgica, recebeu dois leões gémeos com apenas um ano (Tsar e Jamil) que estavam abrigados num centro em Kiev. Depois de tratados — os felinos estavam subnutridos e tinham comido carne estragada — os tratadores procurarão libertá-los em santuários naturais em África.

6 fotos

Vários ucranianos estão a entregar os animais de estimação nestes mesmos centros de abrigo para animais. Ainda não há estatísticas sobre quantos foram abandonados quando os donos fugiram da Ucrânia, mas uma reportagem da CNN Brasil indica que a maioria deles são gatos, que chegam aos cuidadores voluntário com níveis de stress muito elevados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma voluntária em Lviv disse que a instituição recebe muitos animais vindos de Kiev: “Alguns estão realmente doentes, com problemas na coluna. Não conseguem andar sozinhos. Temos um que está muito doente e precisa de receber tratamento especial”.

Na Polónia, na cidade de Przemysl, vários animais entregues a instituições na Ucrânia quando os donos fugiram foram recebidos numa clínica de animais de estimação que oferece abrigo e assistência veterinária. Ada, assim se chama a instituição, está a receber muitos gatos que perderam as casas ou cujos donos morreram ou fugiram durante os ataques russos à Ucrânia.

Vários jardins zoológicos no estrangeiro estão a contribuir para uma angariação de fundos que permita manter a prestação de cuidados aos animais em zoológicos na Ucrânia. O de Talín, na Estónia, foi um deles: o diretor Tiit Maran explicou que “sob bombardeamento, nenhum zoológico tem tempo para coordenar uma angariação de fundos e ao mesmo tempo sobreviver e acalmar animais aterrorizados”.

“As doações das pessoas serão transferidas integralmente aos zoológicos ucranianos e todas as contribuições serão recebidas com gratidão“, continuou Tiit Maran num comunicado de imprensa, que confirma que muitos animais selvagens estão a ser transferidos por voluntários para jardins zoológicos de outros países.