A quarta sessão de negociações entre a Ucrânia e a Rússia será retomada na terça-feira, após uma “pausa técnica” esta segunda-feira, indicou um negociador de Kiev.

“Estamos a fazer uma pausa técnica nas negociações até amanhã [terça-feira]” para permitir “trabalho adicional dos subgrupos de trabalho e a clarificação” de alguns termos, declarou Mykhaïlo Podoliak, negociador e conselheiro do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na rede social Twitter.

Esta quarta sessão das negociações, classificadas como “difíceis” por Zelensky, tinha começado esta segunda-feira de manhã por videoconferência.

As três sessões anteriores realizaram-se na fronteira da Ucrânia com a Bielorrússia e da Polónia com a Bielorrússia.

Esta nova ronda ocorre também após uma primeira reunião infrutífera entre os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano na quinta-feira passada na Turquia.

A Ucrânia tinha afirmado esta segunda-feira de manhã que exigiria mais uma vez um cessar-fogo imediato e a retirada das forças russas, quase três semanas após o início da invasão do país ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

A guerra na Ucrânia, que entrou esta segunda-feira no 19.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.

Embora admitindo que “os números reais são consideravelmente mais elevados”, a ONU confirmou esta segunda-feira a existência de pelo menos 564 civis mortos e 982 feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR