O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton anunciou que vai mudar de nome e adotar o apelido de solteira da mãe, Larbalestier, para honrar a herança familiar, esta segunda-feira na Expo Dubai. “O nome da minha mãe é [Carmen] Larbalestier e estou prestes a colocá-lo no meu nome”, revelou o piloto britânico, que vai entrar em competição já este domingo, nesta abertura da temporada, no GP do Bahrein.
“Não entendo por completo a ideia de, quando as pessoas se casam, a mulher tem de perder o seu nome. E eu quero que o nome da minha mãe continue ao lado do nome Hamilton”, justificou.
Lewis Hamilton on adding his mum’s last name "Larbalestier" to his name.
"I don't really fully understand the whole idea when people get married – the woman loses her name, and my mum, I really want her name to continue on with the Hamilton name."#Expo2020 #TeamLH ???? pic.twitter.com/RE3MJ1sTWq
— Sir Lewis Hamilton Updates(back in 2025) (@SirLewisUpdates) March 14, 2022
Questionado sobre quando prevê que a mudança aconteça, Hamilton espera que seja “em breve”. O processo está já a decorrer, só ainda não sabe quando poderá usar o apelido oficialmente. Não está claro, contudo, se pretende hifenizar o apelido e em que ordem os sobrenomes serão formulados.
Carmen é uma influência positiva na vida do desportista, como já o demonstrou: em dezembro passado, quando o piloto foi ordenado cavaleiro pelo príncipe Carlos, no Castelo de Windsor, fez-se acompanhar pela sua mãe.
Numa entrevista ao The Guardian em julho, Hamilton descreveu a mãe como “tão amorosa” e “maravilhosa”, só que “não compreendia totalmente o impacto” do bullying e dos insultos racistas que o piloto sofreu na infância em Stevenage (Inglaterra). Lewis Hamilton nasceu em Inglaterra. O pai, Anthony Hamilton, e a mãe, Carmen, divorciaram-se quando tinha dois anos.
Quanto à temporada que agora começa, confessa que ganhar um oitavo título “significaria o mundo” para a família.