O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton anunciou que vai mudar de nome e adotar o apelido de solteira da mãe, Larbalestier, para honrar a herança familiar, esta segunda-feira na Expo Dubai. “O nome da minha mãe é [Carmen] Larbalestier e estou prestes a colocá-lo no meu nome”, revelou o piloto britânico, que vai entrar em competição já este domingo, nesta abertura da temporada, no GP do Bahrein.

“Não entendo por completo a ideia de, quando as pessoas se casam, a mulher tem de perder o seu nome. E eu quero que o nome da minha mãe continue ao lado do nome Hamilton”, justificou.

Questionado sobre quando prevê que a mudança aconteça, Hamilton espera que seja “em breve”. O processo está já a decorrer, só ainda não sabe quando poderá usar o apelido oficialmente. Não está claro, contudo, se pretende hifenizar o apelido e em que ordem os sobrenomes serão formulados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carmen é uma influência positiva na vida do desportista, como já o demonstrou: em dezembro passado, quando o piloto foi ordenado cavaleiro pelo príncipe Carlos, no Castelo de Windsor, fez-se acompanhar pela sua mãe.

Lewis Hamilton ordenado cavaleiro pelo príncipe Carlos

Numa entrevista ao The Guardian em julho, Hamilton descreveu a mãe como “tão amorosa” e “maravilhosa”, só que “não compreendia totalmente o impacto” do bullying e dos insultos racistas que o piloto sofreu na infância em Stevenage (Inglaterra). Lewis Hamilton nasceu em Inglaterra. O pai, Anthony Hamilton, e a mãe, Carmen, divorciaram-se quando tinha dois anos.

Quanto à temporada que agora começa, confessa que ganhar um oitavo título “significaria o mundo” para a família.