814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portos

Estados Unidos da América

Porto de Baltimore reaberto após queda de ponte

Um dos principais polos de comércio marítimo dos EUA reabriu, após um navio de 300 metros de comprimento ter embatido contra a ponte de Baltimore.
Greve

Trabalhadores dos portos em greve durante 10 dias

Greve abrange os trabalhadores dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Algarve, Açores e Madeira.
Portos

Bloqueio do porto de Baltimore pode custar milhões

Dependendo dos seguros que existam e dos dias que o porto de Baltimore estiver bloqueado, esta situação pode custar às seguradoras entre 2 e 4 mil milhões de dólares, estima a DBRS.
Tráfico de Droga

Mais de 1.300 quilos de cocaína em peixe congelado

A Polícia Judiciária apreendeu mais de 1300 quilos de cocaína dissimulada em peixe congelado. A carga localizada e interceptada era proveniente do Equador e foi descarregada no Porto de Lisboa.
Forças de Segurança

PSP e GNR retomam protestos com vigílias

Elementos da PSP e da GNR retomam protestos por melhores condições salariais, com vigílias nos aeroportos portugueses e porto de Lisboa, de forma a "manter o assunto na ordem do dia".
Crime Organizado

Comissão Europeia lança Aliança Europeia de Portos

Comissão Europeia lança a Aliança Europeia de Portos, uma PPP para identificar vulnerabilidades e reforçar combate ao tráfico de droga e crime organizado nas plataformas logísticas e portos da União.
Turismo

2023. Cruzeiros batem recordes no Porto de Lisboa

Atividade de cruzeiros teve um impacto económico direto na cidade superior a 83 milhões de euros. Passageiros com origem no Reino Unido estão em primeiro lugar, com 38% (286.305 passageiros).
São Tomé e Príncipe

Sindicato do Porto de S. Tomé contesta concessão

Sindicato dos trabalhadores do Porto de São Tomé contestou um acordo alegadamente assinado pelo Governo que atribui "direito exclusivo" a empresa francesa para a exploração do porto durante cinco anos
Porto de Lisboa

EUA contra scanners chineses no porto de Lisboa

Os EUA esperam que Portugal não compre um scanner para o porto de Lisboa à chinesa Nuctech porque adquirir "tecnologia a fabricantes apoiados" por Pequim pode constituir "risco à segurança nacional".
Taxa Turística

CML ameaça dificultar entrada de passageiros

Carlos Moedas diz ser "realmente vergonhoso que haja uma resistência tão grande por parte dos operadores a não pagar taxa turística" e pondera dificultar as entradas.
Polícia

Polícia Marítima espera para usar bodycams

A Polícia Marítima espera por autorização para utilizar as bodycams que serão usadas após esta aprovação dentro da Autoridade Marítima e do parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Portos

Lançada obra para novo porto das Flores

Governo dos Açores lançou concurso público para o novo porto das Lajes das Flores, na ilha das Flores, pelo preço base de 172 milhões de euros, considerada a "maior obra marítimo-portuária" da região.
Algarve

6,9 milhões de euros para manutenção de portos

Governo refere que a "realização de dragagens de manutenção que assegurem a navegabilidade nos portos de pesca e de náutica de recreio se reveste da maior relevância" para garantir condições.
Ponta Delgada

Açores quer lançamento de concurso para cais NATO

Executivo açoriano solicitou ao Governo o "lançamento imediato" de um novo concurso para as obras no cais NATO do porto de Ponta Delgada. As obras foram aprovadas em Conselho de Ministros em 2017.
Energia Renovável

O que Portugal pode aprender com a rainha do vento

Grande produtora da energia eólica, a Dinamarca faz um acordo político alargado para dar o próximo salto na exploração do vento no mar, uma estratégia ambiciosa onde os portos são uma peça essencial.
Matosinhos

Matosinhos: pessoas e contentores

Que sacrifícios terá que fazer o concelho de Matosinhos, em particular Leça da Palmeira para que o Porto de Leixões continue a sua senda para se tornar Sines do norte?
Portos

Sines. Lei vai prever disposições sobre habitação

Galamba diz que lei dos portos que está a ser preparada, prevê instrumentos para fazer face ao problema da fixação de trabalhadores em Sines através de "parcerias com outras entidades", como a Câmara.
Greve

Estivadores. Greve nos portos de Lisboa e Setúbal

A greve inicia-se a partir das 8h00 desta quarta-feira prolongado-se até ao dia 5 de novembro. Vão estar envolvidos os trabalhadores portuários efetivos também os que têm contrato de duração limitada.
Portos

Estivadores começam greve na quarta-feira

O Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística apresentou em 20 de junho um pré-aviso de greve a partir de 5 de julho para o porto de Lisboa, que se refletirá também no porto de Setúbal.
Portos

Governo publica diploma que atualiza salários

Os secretários de Estado do Tesouro e das Finanças emitiram orientações às empresas públicas do setor empresarial do Estado, no sentido de poderem proceder à atualização da sua massa salarial.
Sindicatos

Apresentado pré-aviso de greve no porto de Lisboa

Trabalhadores do porto de Lisboa e Setúbal criticam as violações do direito à greve pelas empresas que operam nos portos. A greve envolverá todos os operacionais portuários efetivos.
Oeiras

Algés. Passeio Marítimo espera obras há seis meses

Via pedonal entre Algés e a Cruz Quebrada abateu nas intempéries de dezembro e local está vedado com blocos de betão. Pessoas frequentam local onde não é possível entrar com viaturas de emergência.
Portos

Proposta salarial desconvoca greve nos portos

Governo apresentou uma proposta de atualização salarial com retroativos a janeiro de 5%, o que levou o SNTAP a desconvocar a greve que começaria na quinta-feira.
Sindicatos

Greve nos portos mantém-se apesar de proposta

Os trabalhadores portuários admitem "subsistência e arrastamento" de situações laborais por parte de algumas administrações, afirmando ir em frente com a greve apesar de proposta do Governo.
Portos

Sindicato dos portos avança com pré-aviso de greve

Sem resposta do ministro João Galamba às reivindicações salariais, e perante "obstáculo" das Finanças, trabalhadores das administrações portuárias avançam mesmo com pré-aviso.
Noticiário

23h. Galamba não conseguiu evitar greve nos portos

Sindicato dos Trabalhadores das Administrações Portuárias avança com novo pré-aviso de greve depois de reunião com ministro das Infraestruturas e não ter sido apresentada proposta de aumento salarial.
Portos

Portos. Galamba não evita novo pré-aviso de greve

Sindicato dos Trabalhadores das Administrações Portuárias reuniu-se com João Galamba esta sexta-feira. Queria uma proposta sobre aumentos salariais, como lhes foi prometido em janeiro, mas não chegou.
João Galamba

Galamba testa regresso à normalidade 

Sindicato das Administrações Portuárias quer ver cumprida promessa de janeiro. E trabalhadores da CP vão pedir esclarecimento sobre subida salarial. Ministro retoma normalidade após a quase demissão.
Noticiário

8h. Ucrânia. Alerta de ataque aéreo em todo o país

Ucrânia volta a estar sob alerta de ataque aéreo, em todo o país, enquanto se ensaia a retirada das tropas de Bakhmut. Retomadas esta manhã as buscas a um navio suspeito de ter droga, em Lisboa.
Portos

Camionistas sem acordo param operações em Leixões

Administração do Porto de Leixões não chegou a acordo com os camionistas, que acabaram por paralisar a operação no terminal. Administração assume que "mesmo com os esforços", não houve consenso.
Portos

Sines quer receber fruta brasileira para a Europa

Sines quer ser a porta de fruta brasileira no mercado ibérico e europeu. Objetivo é criar um 'hub' logístico para instalar unidades industriais. Administração do Porto fala em parceria importante.
Açores

Investimento de 36 milhões no porto das Flores

Presidente da Portos dos Açores adiantou que já foram investidos 36 milhões de euros na reconstrução do porto das Lajes das Flores e reiterou a intenção de concluir a obra até 2028.
Turismo

Mais cruzeiros e passageiros no Porto de Lisboa

Segundo a Administração do Porto de Lisboa assistiu-se a um crescimento de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros, face ao ano de 2019.
Porto de Lisboa

Economia: "Portos mais importantes do que a TAP"

Grupo portuário turco está a duplicar capacidade de movimentação de contentores em Alcântara. Quer investir mais, mas faltam oportunidades. Setor tem pouca visibilidade, diz diretor-geral da Yilport.
Portos

Governo vê "grandes oportunidades" para portos

Há grandes oportunidades para os portos. Quis discutir essas oportunidades e essa visão com os trabalhadores e dizer-lhes de forma muito clara que entendo que é uma grande oportunidade" disse Galamba.
Portos

Portos de Lisboa e Setúbal no Pacto Global da ONU

O UNGC abrange organizações cujas estratégias e atividades estão em linha com os princípios universais de direitos humanos, a proteção animal, as práticas laborais e o combate à corrupção.
Resposta Pronta

Portos. "Ministro mostrou abertura ao diálogo"

Trabalhadores dos portos desconvocaram greve que durava desde dezembro após reunião com novo ministro das Infraestruturas. Presidente do sindicato, Serafim Gomes, fala em "voto de confiança". 
Portos

Greve nos portos desconvocada

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias desconvocou a greve que mantinha desde 2022 após uma reunião com João Galamba.
Portos

Galamba reúne-se com sindicato dos portos

O novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai reunir-se na própria segunda-feira com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias, em greve desde 22 de dezembro.
Porto de Lisboa

Liscont com escala regular para Estados Unidos

Concessionária do terminal de contentores de Alcântara, detida pelo grupo Yilport, vai ter a primeira escala regular para os Estados Unidos promovida por consórcio liderado por armador de Singapura.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos