O conservador Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária entre 2009 e 2021, foi esta quinta-feira detido na sequência de uma investigação da procuradoria-geral europeia sobre casos de corrupção, divulgou o Ministério do Interior búlgaro.

Além de Boyko Borissov, também foram detidos vários ex-membros dos seus governos, incluindo o ex-ministro das Finanças, Vladislav Goranov.

Segundo o Ministério do Interior búlgaro, o ex-primeiro-ministro foi detido durante 24 horas.

Estas detenções ocorreram após a visita, que decorreu entre quarta-feira e esta quinta-feira, da procuradora-geral europeia, Laura Kövesi, que está a analisar cerca de 120 queixas recebidas do país do báltico por alegados atos de corrupção, segundo noticiaram vários órgãos de comunicação locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Uma operação de investigação em grande escala está em andamento em consonância com 120 processos do Ministério Público Europeu na Bulgária”, destacou ainda o Ministério do Interior no comunicado.

Segundo a agência de notícias búlgara Novinite, esta investigação de grande escala recai sobre 120 casos de utilização abusiva de fundos da União Europeia.

O atual primeiro-ministro da Bulgária, Kiril Petkov, reagiu a esta operação através da rede social Facebook, frisando que “ninguém está acima da lei”.

Boyko Borissov, do partido conservador GERB, foi primeiro-ministro da Bulgária entre 2009 e 2013, seguindo-se um mandato entre 2014 e 2017 e outro entre 2017 e 2021.