O socialista Joel Hasse Ferreira, antigo deputado, eurodeputado, vereador e presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, morreu sexta-feira, aos 77 anos, disse à agência Lusa fonte do Partido Socialista.

O PS já veio, de resto, lamentar a morte, numa nota em que endereça “as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Joel Hasse Ferreira”.

Também o Presidente da Assembleia da República, o socialista Eduardo Ferro Rodrigues, reagiu numa nota enviada à agência Lusa, mencionando a “tristeza e saudade” que sentiu ao saber da notícia.

Hasse Ferreira, recordou Ferro, “teve uma longa e distinta carreira dedicada à causa pública, destacando-se sempre em todos os cargos que foi chamado a desempenhar”. Além da política, a segunda figura do Estado quis destacar a “carreira académica de prestígio” de Hasse Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas redes sociais, são vários os socialistas a lamentar a notícia. Ascenso Simões, Carlos Zorrinho ou Pedro Marques fizeram publicações sobre a morte de Hasse. Marques descreveu o socialista como “decisivo na formação política de gerações socialistas”.

Nascido a 13 de julho de 1944, Joel Hasse Ferreira foi deputado eleito pela antiga UEDS (União da Esquerda para a Democracia Socialista), na III legislatura, e pelo PS, na VI, VII, VIII e IX legislaturas.

Foi também eleito para o Parlamento Europeu, já depois de ter exercido funções como deputado à Assembleia da República e como vereador e presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, entre outros cargos políticos que desempenhou em representação do PS.

Licenciado em Engenharia Civil e doutorado em Ciências de Gestão, Joel Hasse Ferreira foi também professor catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, professor coordenador do Instituto Superior de Tecnologia e professor convidado da Universidade Nova de Lisboa.