Política Interna
Ana Gomes

"Estou aqui sentadinha à espera que me processem"

6203
Socialista não poupa Carlos César nem Luís Filipe Vieira. Diz que o líder do Benfica é delinquente porque roubou um camião e que o presidente do PS é "indivíduo bastante económico com a verdade".
Floresta

Governo quer criar planos de poupança florestal

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, quer criar planos poupança florestal para ajudar o financiamento do setor florestal, chamando a indústria a intervir.
Observador Summer Sessions

Rangel vê "um desígnio" no caminho de Rui Rio

170
Na entrevista no terraço do Observador, Paulo Rangel distancia-se dos críticos de Rio, acredita que há “um desígnio” no caminho escolhido pelo líder do PSD e até se mostra "esperançado" no que aí vem.
Estados Unidos da América

Candidata negra confundida com traficante de droga

Sheila Stubbs bateu porta-a-porta, nos EUA, em campanha eleitoral. Foi surpreendida quando a polícia a abordou. Tinham recebido uma denúncia de que Sheila podia ser traficante de droga.
Banca

O dinheiro dos portugueses e o poder dos políticos

540
O regime em Portugal consiste num complexo político-financeiro, em que os governos usam os bancos como instrumento de poder. É duvidoso que o governo deixe agora desenvolver-se outro tipo de banca.
Marcelo Rebelo de Sousa

Os afectos

O conceito de uma “política dos afectos” é problemático. A ideia de afeição pode ser aplicada a muitas coisas: mas não à política, à astronomia, à economia, ou à química.
Europa

Bósnia apresenta hoje pedido formal de adesão à UE

A Bósnia submete o seu pedido formal de adesão à UE, um processo longo que é considerado mais uma estratégia para desviar a atenção dos problemas do país que um indicador de progressos consistentes.
Terrorismo

Tunísia conclui barreira com Líbia

A Tunísia concluiu a construção de uma barreira ao longo da fronteira com a Líbia, meses depois dos ataques perpetrados contra um museu.
Água

Captação de água em alta vai acabar

João Pedro Matos Fernandes anunciou a reversão da fusão dos sistemas de captação de água em alta, decidida pelo anterior Governo "contra a vontade das autarquias".
Hungria

Hungria. Protesto contra medidas antiterrorismo

Várias centenas de pessoas manifestaram-se em Budapeste contra o projeto-lei do Governo de medidas antiterroristas, que prevê restrições sobre a Internet e a possibilidade de abrir fogo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Líder da oposição lidera Parlamento

O líder do principal partido da oposição da Guiné-Bissau assumiu-se hoje como presidente do Parlamento do país, na sequência da suspensão dos trabalhos pelo chefe do órgão.
Meteorologia

Risco de inundações no Porto já passou

A Câmara do Porto autorizou a recolocação de esplanadas nas margens do rio Douro, por ter passado o risco de inundações, disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação da autarquia.
Ralis

Porto recebe 'especial' do Rali de Portugal

O centro da cidade do Porto recebe este ano, pela primeira vez, uma classificativa do Rali de Portugal, prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis.
Crise dos Refugiados

Terrorismo combate-se com troca de informações

Combate ao tráfico de seres humanos e ao terrorismo faz-se essencialmente pela cooperação entre serviços de informações e embora muito tenha já sido feito, ainda há muito a fazer.
Cultura

Porto admite requalificar pavilhão Rosa Mota 

A Câmara do Porto admite requalificar o Pavilhão Rosa Mota com nove milhões de euros do orçamento municipal, financiados em 85% por fundos comunitários.
Acidente Rodoviário

Choque em cadeia em Gaia faz feridos e um morto

O acidente aconteceu pelas 14h23, no "sentido Sul-Norte" da A44, que esteve "totalmente cortada ao trânsito" até às 16h30.
Xanana Gusmão

Xanana não é corrupto, mas "tolera corruptos"

O ex-primeiro-ministro Xanana Gusmão "não é corrupto" mas "tolera os corruptos", permitindo que uma grande parte dos membros do Governo "se governem" em vez de trabalhar, afirmou Carrascalão.
Rui Moreira

Câmara do Porto permite regularização de dívidas

A Câmara do Porto vai analisar na terça-feira, em reunião do executivo, uma proposta para criação de um regime excecional de regularização de dívidas ao município, a vigorar até fevereiro de 2016.
Estados Unidos da América

Câmara Representantes: presidente anuncia demissão

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos anunciou que vai demitir-se em outubro, devendo lançar um intenso debate sobre o controlo da Câmara antes das eleições.
Crise dos Refugiados

Bulgária envia mil militares para fronteira turca

A Bulgária começou o destacamento de um milhar de soldados na fronteira com a Turquia, por recear um fluxo de migrantes, anunciou um responsável do Ministério do Interior búlgaro.
Crise dos Refugiados

Exército búlgaro envia blindados para a fronteira

A Bulgária enviou blindados para os postos fronteiriços com a Macedónia para apoiar a polícia de fronteiras, caso o país se torne um ponto de passagem para os migrantes vindos da Grécia.
Mundo

Guiné-Bissau: Governo português apela ao diálogo 

O Governo português "lamenta profundamente" o agravamento da situação de crise institucional na Guiné-Bissau que resultou na demissão do Governo e apelou para o fim das divergências "através do diálogo".
Porto

35 horas por semana. Porto recorre a tribunal

A vice-presidente da Câmara do Porto admitiu avançar para tribunal para poder aplicar, sem dúvidas legais, o acordo assinado em 2014 com os sindicatos para aplicação das 35 horas de trabalho semanais no município.
Porto

Porto: 226 mil euros para recrutar trabalhadores

A Câmara do Porto analisa na reunião do executivo de terça-feira uma proposta da maioria para destinar 262 mil euros ao recrutamento de trabalhadores necessários.
Legislativas 2015

Passos não troca a prudência por milagre nas urnas

É o novo "que se lixem as eleições": Passos não espera "milagres" e sabe que nem todos os deputados do PSD vão ser reeleitos. Ainda assim, não sacrifica a "prudência" pelos "resultados eleitorais"
Água

Porto: água pode aumentar "até 40%"

A Câmara do Porto vai alertar os munícipes para o "enorme aumento do preço que a água" no concelho, "até 40%", fruto da fusão no setor decidida pelo Governo e contestada judicialmente por várias autarquias.
PSP

Estatuto. Sindicato e MAI "extremam posições" 

A Federação Nacional de Sindicatos de Polícia recusa o projeto de estatuto proposto pelo Governo e diz, após uma reunião com a ministra da Administração Interna, que "se extremaram posições".
Legislativas 2015

Corte nas pensões. Passos e Costa trocam acusações

Passos Coelho afirmou que o programa eleitoral não deverá conter uma solução "muito definida" para as pensões. António Costa vê falta de coragem nestas palavras.
Porto

Aprovada área de reabilitação de Campanhã

A Assembleia Municipal do Porto aprovou segunda-feira à noite a delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Campanha-Estação, garantindo desde já benefícios fiscais para quem fizer obras desse tipo.
Autoridades Locais

Câmara do Porto anuncia hoje projeto para Bolhão

A Câmara do Porto apresenta hoje o projeto do mercado do Bolhão depois de ter anunciado folga nas finanças para o fazer por conta própria, naquela que é quarta iniciativa para requalificar o espaço.
Autoridades Locais

Passos desafia Costa a revelar plano para pensões

O presidente do PSD desafiou o António Costa revelar planos para a sustentabilidade do sistema de pensões e prometeu para a próxima legislatura um ciclo de prosperidade como não via "há muitos anos".
Angola

UNITA. Modelo de partido único não serve

Deputado e dirigente da UNITA Eugénio Manuvakola disse que o "grande adversário dos angolanos" continua a ser "o modelo de partido único", que o MPLA, no poder em Angola, ainda preserva.
Mudança da Hora

Esta noite, adiante o relógio 60 minutos

Portugal muda a hora legal para o regime de verão, na madrugada de domingo, com os relógios a adiantarem-se 60 minutos quando for 01:00, no Continente e na Madeira, e meia-noite, nos Açores.
Salários

Reformados da STCP processam Estado

A Associação de Reformados da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) decidiu processar o Estado para conseguir a aplicação dos valores das pensões previstos na lei.
Parlamento

Deputados portugueses visitam Timor-Leste em abril

153
Delegação de deputados portugueses do Grupo Parlamentar de Amizade Timor-Leste-Portugal visitará o país entre 7 e 11 de abril para contactos com responsáveis parlamentares e do Governo.
Defesa

China aumenta despesas militares em 10%

O orçamento chinês para a Defesa aumentará cerca de 10% em 2015, menos 2,2 pontos percentuais do que o aumento registado em 2014.
Croácia

Presidente promete "um melhor futuro"

A primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, apelou hoje à unidade nacional para recuperar a economia do país, quando tomava posse, em Zagreb.
Timor-Leste

Rui Araújo substitui Xanana à frente do Governo

Xanana Gusmão justificou a escolha de Rui Araújo como seu sucessor no cargo de primeiro-ministro timorense pela sua integridade e "conhecimento profundo do sistema financeiro".
Turismo

Câmara do Porto. Dois filmes para promover cidade

Câmara do Porto quer apoiar a produção de dois filmes com 95 mil euros para promover a cidade a nível internacional. "Porto Mon Amour" e "O sentido da Vida" vão a reunião camarária na terça-feira.
Timor-Leste

Xanana: Demissão era "obrigação moral e política"

O primeiro-ministro timorense, demissionário no cargo, diz que a sua saída se tornou "uma obrigação moral e política" e que a decisão de se demitir pretende abrir caminho à nova geração.
Estados Unidos da América

Obama baixa impostos para a classe média

Barack Obama vai apresentar na terça-feira, no discurso sobre o Estado da União, uma reforma fiscal para eliminar as lacunas aproveitadas principalmente pelos contribuintes mais ricos.
País

Fica no Porto, mas parece ser no "fim do mundo"

O município admite que "as habitações não têm condições adequadas de habitabilidade", mas as pessoas continuam à espera de uma mudança no que chamam de "favela" no meio da cidade.
Atentados de Paris

3,7 milhões nas ruas. A manif, hora a hora

Pelo menos 3,7 milhões de pessoas manifestaram-se este domingo, em França, na sequência dos atentados mortíferos dos últimos dias em Paris, anunciou o Ministério do Interior francês.
Brasil

2015: O ano do "reequilíbrio", diz novo ministro

Nelson Barbosa, novo ministro do Planeamento brasileiro, afirmou que, em 2015, impõe-se a "correção de alguns excessos e adaptar a política económica à nova realidade brasileira e internacional".
Porto

CM do Porto iniciou trabalhos numa "ilha" privada

A Câmara do Porto revelou ter iniciado trabalhos na “ilha” privada da Vilanova, em Aldoar, que a CDU denunciou estar em risco de ruína e com “metros cúbicos” de lixo acumulados ao longo de anos.
Mundo

Snowden ganha medalha de direitos humanos

Antigo analista da CIA, Edward Snowden, foi distinguido com a Medalha Carl von Ossietsky, que a Liga Internacional dos Direitos Humanos entrega desde 1962.
Estados Unidos da América

Senado norte-americano consegue aprovar orçamento

O orçamento foi aprovado com 56 votos contra 40, evitando uma paralisação semelhante à do ano passado. A discussão sobre a lei da imigração proposta por Obama foi adiada para março.
Ucrânia

EUA consideram ilegítimas eleições separatistas

Washington considerou "ilegítimas" as eleições separatistas previstas para este domingo no leste da Ucrânia e apelou à Rússia para não as usar como "pretexto para instalar mais tropas na Ucrânia".
Serviços públicos

Empresa de Meios Aéreos foi extinta

O ministro da Administração Interna anunciou a extinção e liquidação da Empresa de Meios Aéreos (EMA), o que vai proporcionar uma poupança anual estimada em cerca de 11 milhões de euros.
UNICEF

2,6 milhões de crianças pobres em países ricos

Recessão arrastou, desde 2008, 2,6 milhões de crianças para abaixo do limiar de pobreza nos países mais ricos do mundo, aumentando para 76,5 milhões as crianças pobres no mundo desenvolvido.
Primárias No PS

Costa fica na câmara "para já"

O presidente da Câmara de Lisboa e vencedor das primárias do PS para candidato a primeiro-ministro assegurou que, "para já", vai continuar a exercer o seu mandato à frente da autarquia.
Bloco de Esquerda

BE exige esclarecimentos acerca de exclusividade

João Semedo considerou que dúvida acerca da exclusividade no Parlamento compromete o cargo de primeiro- ministro que Pedro Passos Coelho exerce.
China

Dois mortos numa sequência de explosões na China

Pelo menos duas pessoas morreram numa série de explosões no domingo na região de Xinjiang, oeste da China, revelou a imprensa estatal.
Bloco de Esquerda

BE inicia 'rentrée' política em Évora

O encontro, que integra mais de 40 debates e ateliês sobre temas tão variados como o BES, o euro ou a Europa, assume-se como "o maior fórum de ideias e debates" organizado pelo partido.
Tecnologia

China tem túneis secretos com a Coreia do Norte

A agência oficial chinesa Xinhua, que cita um comunicado da Administração Aeroespacial Estatal, as imagens captadas pelo satélite estruturas ilegais, situadas nos os dois lados da fronteira chinesa.
Forças Policiais

25 milhões para esquadras e postos da polícia

Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse, em Paredes, que o Governo vai investir este ano 25 milhões de euros em novas instalações das forças de segurança.
País

Rui Moreira quer reabilitar bairros da Campanhã 

A Câmara do Porto acelerou o processo de requalificação de alguns bairros da freguesia de Campanhã, entre eles o bairro do Lagarteiro. São 18 milhões de euros de investimento.
Alexis Tsipras

Grécia terá primeiro governo de esquerda radical

Para Alexis Tsipras, o resultado das eleições europeias mostra que o Syriza "é o primeiro partido na Grécia", depois ter conseguido ficar quase 4% à frente da coligação que está atualmente no governo.
Revisão Constitucional

"Não querem revisão porque isto é a maminha deles"

O presidente do Governo Regional da Madeira diz que líder do PS está "fragilizado" para poder fazer propostas no Conselho de Estado. E defende a sua dama: a revisão constitucional.
Eleições Legislativas

Jardim quer discutir liderança do PSD

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje não acreditar que a atual direção do PSD ganhe as eleições legislativas de 2015.
Trânsito

Av. da Boavista sem trânsito até novembro

A Câmara do Porto anunciou para quarta-feira o início de novas obras na avenida da Boavista, entre a Guerra Junqueiro e António Cardoso. De 2 de julho, até novembro, o trânsito deixará de circular.
Crise no PS

Costa monta o cerco, Seguro mobiliza soldados

190
Depois de Seguro ter dito 'não' ao congresso, Costa mobilizou todos os trunfos para travar a guerra na opinião pública: Ferro, Sousa Pinto, Medina. João Soares já acusa Costa de crise de "narcisismo".
Eleições Europeias

Governo tem condições para vencer legislativas

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje, em Lisboa, que o Governo está "em condições de vencer as próximas eleições legislativas", em 2015.
A página está a demorar muito tempo.