771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política Interna

Eu estive lá

"Cavaco era um reformista, mas foi mais que isso"

Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde, sobre o período Cavaquista no país: "Em 1985, Cavaco Silva apontou um caminho de esperança, tornando o PSD dono de si próprio.”
Legislativas 2024

Como o "cansaço" deu força ao Chega no Algarve

Crescimento do Chega não surpreende descontentes que justificam voto com problemas do dia-a-dia: da estrada esburacada ao hospital que não avança há 16 anos, passando por barragem por construir.
Legislativas 2024

Cavaco e Ferreira Leite fazem apelo ao voto na AD

Cavaco Silva falou em "dever cívico" para apoiar AD. Manuela Ferreira Leite referiu-se à Covid-19 e à inflação como benesses dadas ao PS. Montenegro prometeu não invadir Administração Pública.
Reportagem Observador

Cavaco Silva. "Voltei porque confio em Montenegro"

Aníbal Cavaco Silva recorda que não participava numa campanha eleitoral "há 21 anos" e explica que se junta à lista de apoiantes da AD porque confia na capacidade de Montenegro para governar.
Noticiário

14h. Cavaco Silva e Costa participam nas campanhas

O antigo Presidente e o atual PM falaram praticamente à mesma hora, nestes últimos momentos de campanha. Ainda, agricultores algarvios apelam ao próximo Governo que tome medidas contra a seca.
Legislativas 2024

Cavaco Silva e Ferreira Leite na campanha da AD

Ex-Presidente da República Cavaco Silva, antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite e ex-ministra da Saúde Leonor Beleza juntar-se-ão à campanha da AD esta sexta-feira.
Noticiário

16h. Rui Rocha "usa" Cavaco e desafia Montenegro

Baixar 100€ no IRS a quem recebe o salário médio em Portugal. É o repto lançado pelo líder da IL ao líder da AD, que sublinha o artigo do antigo Presidente da República sobre o futuro dos jovens.
Noticiário

15h.Líder do PS rejeita lições de Cavaco Silva

O Líder do PS diz que "Quem hoje tenta dar lições de como governar nós lembramos como governou" lembrando assim o legado de Cavaco Silva. Neste jornal, profissionais da educação organizam arruada.
Noticiário

12h. PS responde a Cavaco: "não esperava apoio"

Pedro Nuno Santos cola Aníbal Cavaco Silva ao passado ao qual o país não deve regressar. E, em Roma, António Costa alertou para os perigos da União Europeia.
Legislativas 2024

Cavaco critica "máquina de propaganda do PS"

O ex-Presidente considera que o novo líder do PS não cumpre minimamente as condições para ser primeiro-ministro e defende que qualquer voto que não na AD é desperdiçar uma oportunidade de mudança.
Legislativas 2024

Montenegro ganha margem na terra de Pedro Nuno

No Mercado de São João da Madeira, terra do líder do PS, os inquéritos improvisados confirmaram os oficiais: Pedro Nuno tem taxa de rejeição maior. Mas voto indeciso ainda não cai (todo) para a AD.
Açores

Novo governo é "de continuidade", diz Bolieiro

José Manuel Bolieiro fez apenas "pequenos ajustamentos" na composição do novo governo: "Terá praticamente todos os membros do governo que fizeram parte do XIII Governo".
Noticiário

7h. Cavaco Silva defende mudança política no país

Sem comentar a campanha eleitoral, o ex-Presidente da República defende mudanças no país. Ainda neste jornal, chefes da diplomacia das 20 maiores economias do Mundo reúnem-se hoje no Rio de Janeiro.
Política

O beijo do escorpião

“Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem”. Maquiavel, em “O Príncipe”.
Luís Montenegro

Montenegro: "Do passismo para o neocavaquismo"

No livro “Na cabeça de Montenegro”, líder do PSD elege Cavaco Silva como a sua maior referência política. Livro analisa processo de distanciamento do atual líder do partido em relação a Passos Coelho.
Política Interna

O azar da AD

Perante as geringonças e os “casos” a que o poder socialista reduziu a política em Portugal, talvez fizesse sentido arriscar outra visão da vida pública. Talvez o país notasse a diferença.
Política

Memórias de um Governo “Cansado” e “Arrogante” II

Cavaco Silva relembra, nesta segunda parte do artigo sobre os últimos anos do seu governo, de como o Presidente Mário Soares lhe fez oposição. Mas há uma frase famosa que gostaria de não lhe ter dito.
Política Interna

O Carisma, os velhos e o diabo

A dominação carismática repousa na submissão extraordinária ao carácter sagrado, à heroicidade, ou ao valor exemplar de um indivíduo. É uma devoção uma expectativa, um desejo.
Fora do Baralho

Cavaco Schiffer, variedades Ventura e ridícula TAP

Ensaio de Cavaco Silva no Observador merece elogios na forma e discórdia na substância: teve tarefa mais fácil do que Costa? E ainda: AD, convenção do Chega, agressão na UCP e o contrato de Christine
Noticiário

19h. Mendonça Mendes refuta acusações de Cavaco

Dirigente socialista aponta ressurgimento de Cavaco Silva e a reedição da AD como provas de que a direita não tem ideias para o futuro. Ainda, Villas Boas apresenta candidatura ao FCP.
Direto ao Assunto

"Cavaco está a ver-se num espelho retrovisor"

António Mendonça Mendes (PS) considera artigo de Cavaco no Observador "muito esclarecedor" do que o antigo PM fez a um mês das eleições. E diz que António Costa é "um lutador", ao contrário de Cavaco.
Semáforo Político

Se Cavaco Silva não falar bem de si quem falará?

A "missão" de Cavaco na defesa do legado, a "vergonha alheia" e o timing para publicar o artigo (parte I) no Observador. "Não ajuda em nada Montenegro" e faltou dizer o que é preciso para o futuro.
Noticiário

10h. Vieira da Silva defende legado de Costa

Antigo ministro Vieira da Silva sai em defesa de António Costa e recusa que não tenham sido feitas reformas estruturais. Presidente da AMAL antecipa reunião sobre seca no Algarve.
Explicador

Comparar o legado de Cavaco e Costa é legítimo?

Vieira da Silva lembra que não se pode comparar a crise de 1993 com a pandemia e a guerra que marcaram a governação de Costa. Mira Amaral acusa o PS de ter rejeitado sempre as reformas estruturais.
E o vencedor é...

Montenegro no sofá com Cavaco a torcer por ele

Montenegro ganha ritmo com Cavaco que força Pedro Nuno a largar as contas certas. A TAP acusa a ex-CEO de ter estado na empresa de forma ilegal. O contrato está no computador de Frederico Pinheiro?
Noticiário

7h. Algarve. Governo decide limites na água

Limites ao consumo de água no Algarve de 70% para agricultores são decididos esta quarta-feira, a análise neste jornal. Num artigo no Observador, Cavaco Silva questiona legado de António Costa.
A História do Dia

Defender o legado e Montenegro. O que move Cavaco?

Cavaco Silva publica um artigo no Observador em que defende o legado dos últimos anos no governo. O que move o histórico líder do PSD, que no último ano reforçou o apoio à liderança de Montenegro?
Noticiário

6h. Cavaco responde às críticas de arrogância

Memórias de um governo cansado e arrogante. É o título do artigo escrito por Aníbal Cavaco Silva no Observador. Compara dois anos do Governo que liderou com oito do PS.
Cavaco Silva

Memórias de um governo “cansado” e “arrogante” (I)

Cavaco Silva escreve, com ironia, sobre a dimensão da obra realizada nos últimos dois anos da sua década de primeiro-ministro, quando comparada com a dos oito anos do atual poder socialista.
União Europeia

Marcelo, Cavaco e Durão Barroso homenageiam Delors

Presidente da República, Cavaco Silva e Durão Barroso convidados por Macron para assistirem à cerimónia fúnebre de homenagem a Jacques Delors. Cerimónia esta sexta em Paris (10h00 de Lisboa).
Oficina da Liberdade

Cavaco

Os sábios, está bom de ver, são todos economistas e não uns quaisquer: daquela variedade única, que só existe na imaginação de Cavaco, que acha nestas matérias o mesmo que Cavaco acha.
Eleições

André Ventura diz que PSD está preso ao passado

Líder do Chega critica reaparecimento de Cavaco Silva e considera mais importante olhar para o futuro do país. Ventura afirma ainda que para a direita ganhar eleições, precisa de mudar o 'chip'".
Resposta Pronta

Contas certas? "Cavaco cai na armadilha"

"Ao sugerir um comitê independente que decida o montante do défice". Susana Peralta, em análise ao saldo orçamental, alerta que esse valor "tem que partir do debate democrático do Parlamento".
Resposta Pronta

"Cavaco Silva não prestou um bom serviço ao PSD"

Jorge Fernandes acredita que, para o PSD, a estratégia inteligente é "mudar o tópico" e não insistir nas contas certas, como fez o ex PR no artigo. "É irrelevante, assim não conseguem ganhar votos".
Resposta Pronta

"É enorme hipocrisia Brilhante Dias acusar Cavaco"

António Nogueira Leite considera que Eurico Brilhante Dias "fala para adolescentes", pois adultos sabem o que Sócrates fez. Sobre a dívida pública, considera "um pouco falacioso" falar-se em redução.
PS

PS atira "fraca qualidade moral" a Cavaco 

Em resposta ao antigo Presidente da República, Eurico Brilhante Dias lembra que "argumento da ausência de contas certas foi usado para cortar salários, pensões e prestações sociais".
Noticiário

14h. Dívida pública continua a recuar

Dívida pública recua cerca de 10 mil milhões de euros. Ainda neste jornal, o líder parlamentar do PS acusou Cavaco Silva de "fraca qualidade moral".
E o vencedor é...

PS é o "guru do marketing" nas contas certas

No "Big Brother da política", Rui Rio e Passos remetem-se ao silêncio sobre o futuro do PSD. Cavaco Silva pode escrever o que quiser, mas já é tarde. O PS apropriou-se "do escudo das contas certas".
Cavaco Silva

Cavaco ataca "armadilha" de "contas certas" do PS

Antigo Presidente da República considera que mote das "contas certas" serviu para evitar debate sobre crise na saúde, na escola, na habitação, baixos salários e outras marcas da governação socialista.
Noticiário

7h. Israel nega ter tido conhecimento sobre ataque

Israel nega ter tido conhecimento prévio dos ataques de 7 de outubro. Cavaco Silva alerta para a "armadilha" das contas certas. Pedro Nuno dá luz verde a alta velocidade entre Porto e Lisboa.
Noticiário

6h. "Contas certas" é "armadilha", diz Cavaco

O ex-presidente defende num artigo de opinião que as “contas certas” são uma armadilha que o Governo socialista montou para desviar a atenção dos graves problemas do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos