Dior by John Galliano
Assouline, 195 euros
A Assouline começou a lançar em 2017 uma série de livros sobre a casa Christian Dior a propósito dos seus 70 anos, com um grande volume dedicado a cada um dos designers de moda ao leme da marca, a começar no próprio fundador e, depois, os seus sucessores. Em janeiro foi publicado o livro que compila a obra de John Galliano na maison Dior. Começou como jovem designer irreverente e acabado de se formar na famosa escola londrina Central Saint Martin’s, foi uma aposta sem precedentes para liderar as criações da casa Givenchy e rapidamente passou para a gigante Dior, onde chegou em 1996. Durante 15 anos fez dos desfiles de Alta Costura da casa francesa momentos de magia e verdadeiros espetáculos.
Galliano tinha conhecimentos de alfaiataria, perícia para trabalhar os tecidos e oportunidade de mergulhar no extraordinário arquivo da marca, o resultado era, com frequência, um banquete para os sentidos. As criações do designer pareciam saídas de um mundo imaginário, mas quando “desmontadas” era possível ver o trabalho de Dior, os bordados dos ateliers históricos parisienses, os toucados de Stephen Jones, as culturas, figuras históricas e do mundo da arte que serviam de inspiração. São quase 450 páginas da arte de baralhar e voltar a dar um luxuoso baralho de referências de moda. A introdução fica a cargo de Andrew Bolton, o curador chefe do Costume Institute do Metropolitan Museum de Nova Iorque.
Illusion in Design: New Trends in Architecture and Interiors
Rizzoli, 37 euros (aproximadamente)
Atenção, as imagens no interior deste livro podem enganar o espetador mais atento, mas não se trata de magia, apenas design. Ou talvez o design também seja uma forma de magia… Estão aqui reunidas obras de arquitetura, design de interiores e de mobiliário que partilham a ilusão da realidade como fonte de inspiração e como resultado. Construções que se escondem na paisagem, espaços interiores que parecem saídos de livros de histórias de encantar, pinturas que fazem a rua parecer o interior de uma galeria de arte, passagens secretas e salas de ficção científica. Illusion in Design conta com capítulos que se dedicam a “Camouflage” (com obras que exploram confusão e o trompe l’oeil), “Living Spaces” (espaços de casa e de trabalho), “Matter” (com objetos de arte e decoração), “Outside/In” (obras em que o design e a Natureza se combinam), “Repose and Silence” e “Signs” (onde se podem encontrar obra de arte, entre outras descobertas). Gay Giordano, poeta e autor de arquitetura e design, e Paul Gunther, autor e consultor, são ambos autores do livro New York Living: Re-Inventing Home (também da Rizzoli) e assinam este livro.
Under the Stars – Europe
Lonely Planet, 23,91 euros
Depois de dois verões atípicos espera-se que 2022 permita a quem gosta de viajar, retomar os seus planos. Para os aventureiros que gostam de se instalar no meio da Natureza, os especialistas da Lonely Planet criaram este livro “Under the Stars” onde reúnem 200 sugestões espalhadas por 22 países da Europa. Este livro é uma mistura de livro inspirador, recheado de belas imagens, com guia prático. Está dividido por países e para cada um há indicações de regras e regulamentos sobre acampar, assim como cada local conta também com informação prática relativa a água, eletricidade ou disponibilidade das cabines e ainda sugestões de atividades ao ar livre para completar a estadia. Pensado tanto para experientes campistas como para principiantes curiosos, esta livro apresenta propostas para acampar e ou diferentes tipos de cabines/cabanas. Portugal também tem o seu capítulo, que começa com um destaque para as regiões do Douro, Serra da Estrela, o Parque Peneda-Gerês, o Algarve e o Alentejo e depois seguem-se oito sugestões de estadia no meio da Natureza.
The Walt Disney Film Archives. The Animated Movies 1921–1968
Taschen, 60 euros
Depois da versão XXL (a 150 euros) chega agora a mesma dose de magia, mas num livro mais pequeno, leve e económico, como se o original tivesse sido regado com a poção “drink me” de Alice no País das Maravilhas. “The Walt Disney Film Archives” conta o percurso da animação Disney durante o período de vida do fundador Walt, desde o cinema mudo aos grandes sucessos dos filmes de animação. Para cada um destes filmes de animação, como por exemplo Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Bambi, Cinderela, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo e Os 101 Dálmatas, há um capítulo. O autor só podia ser apaixonado por cinema de animação. Mas Daniel Kothenschulte, que diz que tudo começou quando viu “O livro da selva” com três anos, é também jornalista de cinema para jornal e televisão, professor universitário e autor de livros de cinema. Para chegar a este resultado mergulhou numa complexa pesquisa que envolveu coleções da Walt Disney Company e de colecionadores privados e conseguiu algumas raridades. Em 620 páginas estão reunidas cerca de 1500 imagens, como fotografias de bastidores e esboços de desenhos animados, que, apesar de não terem movimento, contam muitas histórias e há ainda ensaios de especialistas.
Wanderlust Himalaya. Hiking on top of the world
Gestalten, 39,90 euros
Este livro é, simultaneamente, uma inspiração para os viajantes de sofá e um convite à aventura para mais destemidos. Os Himalaias são a cadeia montanhosa mais alta do mundo, mas além de exibir belas paisagens e encantos da natureza, contam também com uma rica herança cultural, uma vez que tocam vários países como o Nepal, Índia, Paquistão, Tibete e Butão. Wanderlust Himalaya sopra uma lufada refrescante a quem o folheia, mas é também um precioso guia para caminhantes, com mapas, conselhos, itinerários e sugestões de percursos para um ou vários dias com a informação necessária para partir à aventura.
Louis Vuitton Manufactures
Assouline, 95 euros
Já lá vão quase 170 anos desde que Louis Vuitton fundou uma casa de malas e bagagens com o seu nome. Entre 1894 e os dias de hoje o nome tornou-se num império de moda, acessórios e beleza, mas alguns elementos mantêm-se, como por exemplo, os ateliers enquanto verdadeiros tesouros do savoir-faire francês, e é a eles que este livro se dedica. Embora a Louis Vuitton seja famosa pelas suas carteiras com logotipo, importa lembrar que a expansão da marca se traduz em ateliers de bagagens, carteiras, sapatos, relógios, alta joalharia, perfumes e roupa de prêt-à-porter.
Em 400 páginas e 350 imagens faz-se uma viagem pelos bastidores de uma das mais famosas marcas de luxo. O autor é o jornalista e historiador Nicholas Foulkes, colaborador de prestigiados títulos de comunicação social e autor de vários livros que se dedicam ao luxo de diferentes perspetivas. Não se trata apenas de espaços onde artesãos e designers transformam técnicas antigas em objetos de desejo da cultura popular. Os ateliers Louis Vuitton estão plantados por toda a França e além fronteiras e, simultaneamente, fazem parte e desfrutam de paisagens muito especiais, como por exemplo na Normandia (onde o atelier tem vista para o Mont-Saint-Michel), Genebra (Suíça), Fiesso d’Artico (Itália) e até Texas (Estados Unidos da América).
At Home with Designers and Tastemakers: Creating Beautiful and Personal Interiors
Rizzoli, 46 euros (aproximadamente)
Este livro é o resultado de um trabalho de equipa em diferentes plataformas e consiste em visitar as casas de pessoas que trabalham em áreas criativas (como designers, fotógrafos ou chefs) e ver como elas criam os seus próprios ambientes. Assim, antes desta edição já havia o blog “Quintessence. Living well with style and substance”, fundado pela fotógrafa Stacey Bewkes. E também o canal de Youtube “Quintessence At Home With”, onde se podem ver os vídeos em que a autora e designer Susanna Salk conduz uma visita guiada pelas casas dos convidados. Ambas são co-produtoras da série e para o livro “At Home with Designers and Tastemakers”, acabado de sair a 15 de março, Salk escolheu as suas 15 casas preferidas para partilhar. Além das fotografias de Bewkes, a autora acrescentou ideias e conselhos de decoração e design, próprios de quem está a “deitar mãos à obra” em casa e adapta-os para a realidade do comum leitor.
The Obsessed. Otaku, Tribes, and subcultures of Japan
Gestalten, 39,90 euros
As subculturas têm no Japão o seu ecossistema perfeito. Os japoneses comprometem-se com as suas paixões e fazem delas verdadeiras obsessões ou estilos de vida. Aliás, Otaku é a palavra que define as pessoas que levam o seu interesse em manga e anime ao extremo, mas subculturas como Cosplay, Rockabilly, HipHop ou Gothic também têm muitos adeptos. O autor deste livro, “The Obsessed”, é o fotógrafo Irwin Wong que, apesar de ser australiano, se mudou para o Japão em 2005 e vive atualmente em Tóquio. Entrando nestes mundos, fez da sua obra uma janela para que as outras pessoas os possam conhecer e, quem sabe, compreender, através de fotografias, entrevistas e ensaios culturais.
“Novo em Folha” é uma rubrica que sugere edições recentes de coffee table books para folhear e decorar