O arsenal nuclear da Rússia permite destruir qualquer agressor em poucos minutos e deve ajudar a impedir os países ocidentais de intervirem na guerra na Ucrânia, referiu esta quarta-feira o diretor da agência espacial russa (Roscosmos).

Dmitry Rogozin destacou, durante uma entrevista televisiva, que a capacidade nuclear da Rússia inclui armas nucleares táticas e mísseis balísticos intercontinentais.

O responsável da Roscosmos lembrou também a advertência feita pelo Presidente russo, Vladimir Putin, a outros países para que não se intrometam “na ação russa na Ucrânia”.

“A Federação Russa é capaz de destruir fisicamente qualquer agressor ou qualquer grupo agressor em minutos, a qualquer distância”, sublinhou Rogozin.

Vladimir Putin alertou anteriormente o Ocidente que uma tentativa de introduzir uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia levará a um conflito com a Rússia.

Dmitry Rogozin recusou detalhar esta quarta-feira quais ações específicas do Ocidente seriam vistas como uma intromissão no conflito.

Estas declarações surgem numa altura em que os países ocidentais temem que a Rússia possa usar armas nucleares durante a ofensiva na Ucrânia, enquanto as forças russas parecem estar paralisadas, noticia a agência Associated Press (AP).

As autoridades norte-americanas há muito tempo que alertam que a tática militar russa prevê uma opção de “escalar para desescalar”, através do uso de armas nucleares para forçar o inimigo a recuar, quando as forças russas estiverem a enfrentar uma derrota iminente durante os combates convencionais. Moscovo tem negado estes planos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR