(As imagens que se seguem poderão ter conteúdo sensível)
Para assinalar um mês de guerra na Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky publicou no seu canal da rede social Telegram e no Facebook um vídeo de 2 minutos e 30 segundos em que compara o conflito no seu país com a 2.ª Guerra Mundial.
“Num mês de guerra, 4.379 casas foram destruídas. 6,5 milhões de ucranianos deixaram as suas casas. Milhares foram mortos, incluindo 121 crianças. Parem o fascismo russo!”, começa por ler-se.
O vídeo remete primeiro para imagens de 1939 e 1945, período da 2.ª Grande Guerra, altura em que “parecia que a mais monstruosa demonstração do mal havia sido irrevogavelmente consagrada apenas em terríveis crónicas históricas”, como se lê no vídeo agora divulgado. Depois passa para imagens do ano de 2022 onde se veem vários bombardeamentos na Ucrânia.
O vídeo vai cruzando imagens da destruição e morte da Segunda Grande Guerra em várias cidades europeias, com a imagens que agora nos chegam diariamente para mostrar a semelhança de algumas delas, no que toca à destruição e às vítimas.
“O mal não desiste. Lembra-te disso. Se não parar na Ucrânia, o mal vai chegar a todas as casas da Europa. O mal tem um nome. Para o fascismo russo!”, lê-se no final do vídeo.