Além de investir em fábricas, pessoal, matérias-primas e num sem-número de áreas, os fabricantes de automóveis são obrigados a despender verbas absurdamente elevadas em tecnologia, através dos seus centros de investigação e desenvolvimento (I&D). Isto se pretenderem estar um passo à frente da concorrência. Depois, há igualmente a considerar os investimentos em publicidade, em que os construtores tentam convencer os potenciais clientes de que o seu modelo é melhor do que o dos concorrentes. Uma empresa comparou os gastos em I&D e publicidade de alguns fabricantes de automóveis e descobriu que uns gastam muito e outros… nada.

A StockApps reuniu os dados relativos aos investimentos em I&D e publicidade (marketing) das principais marcas e grupos norte-americanos da indústria automóvel, chegando a conclusões curiosas, apesar de nem todas serem surpreendentes. Isto permitiu determinar que, em média, as marcas gastam cerca do dobro em I&D do que em marketing e publicidade, por veículo produzido.

Sob análise estiveram a Chrysler, Ford, General Motors (GM), Toyota e Tesla. Mas enquanto esta última tem apenas uma marca, a Chrysler inclui quatro (Chrysler, Dodge, Jeep e Ram), tantas quanto a GM (Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac), enquanto a Ford engloba duas (Ford e a Lincoln), tal como a Toyota (Toyota e Lexus). Quem mais investe em I&D é a Tesla, com 2984 dólares (2714€) por veículo vendido, quase três vezes mais do que a Ford (1186 dólares), Toyota (1063 dólares), GM (878 dólares) e Chrysler (784 dólares).

Já os investimentos em publicidade contam uma história completamente diferente. A Chrysler, o grupo que menos gasta em I&D, é quem lidera nos gastos em marketing, com um investimento de 664 dólares/veículo vendido, bem à frente da Ford, que se fica pelos 468 dólares. Segue-se a Toyota, com 454 dólares, para a GM despender somente 394 dólares em marketing por veículo comercializado. Quem gasta zero em marketing e promoção é a Tesla, com o construtor a preferir concentrar o investimento na investigação e desenvolvimento.

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