Se o cinema tem a capacidade de nos transportar para mundos alternativos, nesta noite de entrega dos prémios maiores da sétima arte o efeito começou logo na passadeira vermelha. À chegada dos primeiros convidados, quem assistiu ao desfile de estrelas que se encaminhou para o Dolby Theatre ter-se-á, provavelmente, sentido em 2019, numa realidade sem pandemias ou guerras, com uma passadeira salpicada com todas as cores do arco-íris. Sem limitações, máscaras ou manifestações políticas, as atrizes mergulharam de cabeça nas propostas das marcas de moda e nem às tendências do momento ligaram. Os Óscares prometeram um regresso à normalidade e, no que toca à moda, vimos de tudo. Quanto a um Óscar para a convidada mais bem vestida, não houve desempenho suficientemente surpreendente que valesse a estatueta, mas vale a pena dar uma volta pelos looks da festa.

As divas que asseguram a dose recomendada de glamour

Nicole Kidman, Jessica Chastain e Penélope Cruz, divas do cinema e musas da moda, trouxeram o seu carisma e glamour para a passadeira vermelha e, quanto às escolhas de moda, mantiveram-se fiéis aos seus estilos, mas sem surpreender. Nicole Kidman tirou partido da sua figura alta e esguia para brilhar num vestido azul claro de Armani Privé com saia tubo e silhueta peeplum. Jessica Chastain foi uma das convidadas que trouxe para a passadeira vermelha a magia das criações Gucci. Um vestido de princesa com uma bainha em folhos lilás que vai mudando de cor até terminar numas alças cor de laranja, numa combinação perfeita com o tom do cabelo da atriz, tudo salpicado por lantejoulas que garantem o brilho necessário na ocasião.

94th Academy Awards - Photo Room

Jessica Chastain ganhou o óscar de Melhor Atriz e usou um vestido Gucci.

Penélope Cruz é uma musa Chanel que exibiu com a sua natural elegância uma criação clássica, com uma longa saia rodada e uma gola com um laço. Olivia Colman já pode ser considerada membro deste clube de atrizes e a prova é o look desta noite. A atriz estava nomeada para o Óscar de Melhor Atriz e, caso subisse ao palco para receber o prémio ou não, garantiu que brilhava durante toda a cerimónia e apostou tudo vestido Dior Haute Couture plissado e prateado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A irreverência das estrelas modernas

Já alguma vez tínhamos visto calções na super formal passadeira dos Óscares? Caso nunca tenha acontecido, nesta edição houve em dose dupla. O primeiro foi Wesley Snipes, que usou um look Givenchy em bordeaux total, mas convenhamos que foi Kristen Stewart que realmente chamou a atenção para a escolha da indumentária. A atriz também é uma das musas da Chanel, mas o look não remeteu propriamente para o estilo da maison francesa, mas destacou-se. O conjunto de calções e blazer negro foi completado com uma camisa branca e uns stilettos negros (que a atriz trocou por umas sabrinas assim que pôde) e ainda com o cabelo solto, ao estilo diva descontraída a que a atriz já nos habituou.

Zendaya também apostou num conjunto e combinou uma longa saia prateada com uma mini camisa em estilo crop top, que deixava a barriga à mostra. Não é o look clássico de uma passadeira vermelha, mas remete-nos para o estilo novaiorquino que conjuga simplicidade com sofisticação e tendo Zendaya como modelo, o que é que poderia correr mal? Já que falamos de escolhas que expõem o corpo, como não falar de Timothé Chalamet, que escolheu um conjunto Louis Vuitton composto por calças e um precisos casaco coberto por lantejoulas e com renda nos punhos, mas substituiu a camisa usou um colar com pendente.

94th Annual Academy Awards - Red Carpet

Zendaya, com um look Valentino.

Esta cerimónia contou com três princesas Disney de carne e osso: Lily James, interpretou Cinderela, Naomi Scott foi a Jasmine de Alladin e Halle Bailey é a nova Ariel (A Pequena Sereia), mas nenhuma optou por looks de contos de fadas. Curiosamente, todas usaram marcas italianas e em estilos bem diferentes. A apostou num vestido Atelier Versace que, apesar de ter um delicado tom de rosa claro e aplicações em renda, combinava um generoso decote com duas rachas na saia. A segunda optou por um design de Fendi Couture com silhueta tubo e uma capa bordada, todo num profundo tom de roxo. A última foi a mais arrojada e usou um modelo de Roberto Cavalli num tom de turquesa tão refrescante como o design do próprio vestido.

Impacto ou exagero?

Numa edição rica em vestidos com caudas e capas olhamos para os looks exuberantes de Jada Pinkett Smith e de Billie Eilish e questionamos se o dramatismo das peças não terá passado a barreira do exagero. A primeira usou um vestido de Jean Paul Gaultier num luxuoso tom de verde escuro todo construído com uma textura enrugada. Enquanto a cantora usou um vestido Gucci com decote barco e os ombros à mostra que parecia uma cascata de folhos negros. Maggie Gyllenhaal usou uma criação Schiaparelli, uma marca francesa com herança surrealista, que jogou com formas rígidas e fez parecer que a atriz estava a vestir mais uma escultura do que uma peça de roupa.

E ainda…

A história da moda destes Óscares não se conta sem algumas curiosidades. Por exemplo, houve sete vestidos vermelhos mais sete vestidos cor de rosa, terá a relação entre a moda e a passadeira vermelha reacendido a sua chama? Houve também um vestido totalmente dourado, talvez inspirado nos próprios Óscares, e foi criado para Lupita Nyong’o pela Prada. Apesar do surpreendente arco-íris de vestidos, pois não faltaram amarelos, laranjas, verdes e azuis, o preto foi mesmo a cor vencedora desta cerimónia.

94th Academy Awards - Photo Room

Daniel Kaluuya, Ariana DeBose e H.E.R..

A História da Moda ensina-nos que perante momentos de crise social e/ou económica a moda reage com exuberância e a passadeira vermelha destes Óscares parece ser a prova desta teoria. Depois de uma edição de 2021 muito restrita e contida pela pandemia, a edição de 2022 mostrou-nos de tudo, com especial destaque para o regresso do tradicional vestido “red carpet”, seja em silhueta sereia ou em criações de amplas saias rodadas, assim como ficam ainda registado o regresso dos folhos e drapeados em todo o seu esplendor.

Depois de cerca de três horas de passadeira vermelha e outras tantas de cerimónia, fica para a história desta 94ª edição uma seleção de looks colorida e bem disposta, em contraste com uma entrega de prémios monótona que apenas despertou com o bizarro momento entre Will Smith e Chris Rock.

Acompanhe na galeria em cima os melhores looks dos Óscares 2022.