O ator e realizador Sean Penn, que se encontra na Polónia a filmar um documentário sobre a invasão da Rússia à Ucrânia, depois de já ter estado no país invadido, afirmou à CNN que iria derreter os seus dois Óscares “em público” se não for permitido ao Presidente Volodymyr Zelensky falar durante a cerimónia.
O realizador explicou não saber se o Presidente ucraniano iria discursar ou não, afirmando que a questão principal seria se Zelensky teria ou não, caso assim o desejasse, uma plataforma importante para falar sobre a situação na Ucrânia.
Se a Academia tiver decidido não apoiar os líderes da Ucrânia, que estão a levar com balas e bombas por nós, assim como as crianças ucranianas que estão a tentar proteger, então acho que cada uma dessas pessoas e cada momento dessa decisão será o momento mais obsceno da história de Hollywood”, disse o ator à CNN.
ICYMI: Actor Sean Penn says the Oscars should be boycotted if the ceremony’s planners have decided against having Zelensky on the program. pic.twitter.com/4LI2YIiKcD
— Jim Acosta (@Acosta) March 26, 2022
Sean Penn ganhou por duas vezes o Óscar de Melhor Ator pelos filmes “Mystic River”, em 2003, e “Milk”, em 2008.