785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fotografias. O artista digital Fabien Barrau imagina o mundo em plena crise climática

Este artigo tem mais de 2 anos

O Coliseu de Roma quase engolido pela areia, a Estátua da Liberdade a afundar-se e o Arco do Triunfo no fundo do mar. Artista digital faz exercício futurista sobre o efeito das alterações climáticas.

6 fotos

Uma Estátua da Liberdade com mar até à cintura. Uma Torre Eiffel sem a imponência de outros tempos e rodeada de areia. O Arco do Triunfo debaixo de água e Chicago no meio da selva. Estas e outras imagens fazem parte da série “News From the Future” (Notícias do futuro, em português) do fotógrafo e artista digital francês, Fabien Barrau, que imagina um “mundo transformado” pela crise climática. “É claramente ficcional e eu deliberadamente puxei o cursor ‘catastrófico’ ao máximo”, confessa em resposta escrita ao Observador.

O objetivo? Acreditando no “poder de cada um”, Fabien quer agir — e incentivar outras pessoas a fazê-lo — enquanto há tempo para reverter o rumo dos acontecimentos: “Para mim é difícil continuar a fingir que nada muda e não transmitir uma mensagem de consciencialização”. Como não poderia deixar de ser, acredita no poder da fotografia:

Eu continuo convencido que uma simples imagem pode ter um grande impacto nas pessoas, especialmente nos mais jovens, para compreenderem as probabilidades das consequências da inação”.

Noutra fotografia, o artista de 45 anos recordou a frase do poeta inglês Lord Byron para vincar a “urgência de agir todos os dias”: “Quando o Coliseu cair, Roma cairá; e quando Roma cair, o mundo também”. Após a queda da civilização, a paisagem que envolve o monumento, que foi palco de combates entre gladiadores, não passará de um deserto. Nestas viagens ao futuro, o que sente quando pensa que a natureza vencerá?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Certamente o mesmo sentimento dos arqueólogos do século XIX que descobriram Pompeia, as cidades [onde viveram] os maias, os astecas e os incas, a civilização egípcia, etc. Porque é que eles [antepassados] criaram estas arquiteturas? Como é que estas populações viviam? Porque é que desapareceram?”

Fã do pós-apocalítico, salvaguarda contudo que este “não é um trabalho científico”. Trata-se, sim, de uma obra artística inspirada nos dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, organismo científico da ONU). Por exemplo, um relatório divulgado em agosto do último ano dá como quase certo que, nas melhores das hipóteses, se nada for feito, as águas do mar poderão subir em média entre 28 e 55 centímetros até 2100.

O último aviso dos cientistas: subida acelerada da água do mar e as zonas onde deixará de ser possível viver. O que diz o relatório do IPCC

Uma das influências mais marcantes para Barrau é a do artista francês Roland Cat, que pintou duas baleias a nadar numa cidade das luzes submersa pelo mar e reduziu o Arco do Triunfo a um ornamento marinho.

Imagens de Fabien Barrau que mostram impactos do aquecimento global

A primeira imagem é a pintura de Roland Cat, na qual Fabien se inspirou para editar a segunda foto que se vê

DR

“Eu refiz esta imagem com técnicas digitais modernas para pagar-lhe o tributo”, sublinha ao Observador. Do surrealismo à distopia, de romancistas a cineastas, há ainda dezenas de filmes que dão asas à sua imaginação, desde o “Planeta dos Macacos” (1968) e “Mad Max” (1979) até ao “muito bom” documentário da National Geographic, “Aftermath: Population Zero” (2008).

A maior inspiração veio, no entanto, da família: a mãe, que era fotógrafa amadora. Depois de ver uma exposição do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado em Paris nos anos 90 quis aprender fotografia com a ajuda dela. A paixão dura há 33 anos e “não há cansaço de produzir imagens fictícias” — aqui, alia as viagens que fez pelo mundo à tecnologia dos drones e aos conteúdos dos bancos de imagens. Depois é só “retocar” através de ferramentas de edição.

Noutras obras da sua autoria, o espírito ambientalista está igualmente presente. Por exemplo, numa das publicações no Instagram, rede social onde partilha o seu trabalho, o fumo que compõe o corpo de uma arara é um alerta para os incêndios florestais que devastam a Amazónia.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos