O Centodieci, o mais recente hiperdesportivo da Bugatti, concebido para comemorar o 110º aniversário do nascimento de Ettore Bugatti, o fundador da marca, está pronto para ser entregue aos clientes. A Bugatti vai apenas fabricar 10 unidades deste modelo que tem como base o Chiron, mas profundamente modificado por dentro e por fora, de forma a recuperar as soluções estéticas vistas no EB110, o veículo que trouxe a marca de regresso à actividade, há 30 anos.
Depois de ter apresentado o Centodieci a clientes seleccionados, a Bugatti testou prolongadamente a sua criação porque, apesar de derivar do Chiron, tem tantas peças e soluções novas que esta versão teve que passar por um processo de desenvolvimento similar a um carro novo de raiz. Mas ao fim de 50.000 km, eis que o Centodieci foi aprovado para a produção em série, de forma a ser entregue aos únicos 10 clientes que vão ter o prazer de se deliciar ao seu volante. De acordo com a imprensa internacional, um deles será Cristiano Ronaldo.
Segundo a marca, o hiperdesportivo foi conduzido em todas as condições possíveis e imagináveis, percorrendo 1200 km por dia em cidade, no pára-arranca, em auto-estrada, em estradas sinuosas de montanha e em circuito. Isto além de ter de enfrentar temperaturas elevadas, para de seguida lidar com estradas geladas e valores negativos. Provas que terá superado, pois os pilotos de testes e os engenheiros responsáveis pelo projecto deram luz verde para avançar para a produção.
O Centodieci monta o mesmo motor com 8 litros e 16 cilindros em W soprados por quatro turbocompressores do Chiron, mas aqui este monstro fornece 1600 cv, ou seja, mais 100 cv do que num Chiron normal. O chassi também sofreu algumas alterações, tal como a aerodinâmica. A prova é que no teste final, o Centodieci fixou a sua velocidade máxima nos 380 km/h no circuito italiano de Nardo, bem abaixo dos 420 km/h dos restantes Chiron, que estão limitados a esta velocidade por os pneus disponíveis na Michelin não permitirem atingir a velocidade máxima teórica de 460 km/h. Os 380 km/h anunciados pelo Centodieci significam que o modelo possui muito mais carga aerodinâmica do que o Chiron tradicional, privilegiando assim uma melhor aderência em curva e eficácia na travagem em detrimento da velocidade máxima.
Ainda que nunca tenha sido confirmado pela marca ou pelo craque português, de acordo com a imprensa internacional, Cristiano Ronaldo será um dos 10 clientes que adquiriram o Centodieci, pelo qual terá pago 8 milhões de euros (antes de impostos). Um valor bem acima dos 2,5 milhões de euros (mais uma vez, antes de taxas) do Bugatti Chiron normal, que tem “apenas” 1500 cv e é capaz de atingir 420 km/h. Mas a exclusividade tem decididamente um preço…