Fernandinho chegou ao Manchester City em 2013, há quase uma década. De lá para cá, somou mais de 370 jogos, conquistou quatro vezes a Premier League e chegou a uma final da Liga dos Campeões. Nos últimos anos, nos últimos verões, a ideia de que o médio brasileiro estava a um passo de sair de Inglaterra e regressar ao Brasil apareceu constantemente — e parece que a decisão não passa de 2022.

Esta terça-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Atl. Madrid, Fernandinho deu a entender que já decidiu não voltar a renovar pelo Manchester City e voltar ao Brasil para terminar a carreira. “Quero continuar a jogar. E claro que vou voltar para o Brasil. Já decidi, em conjunto com a minha família, que isso é o melhor e o mais importante para mim nesta momento”, começou por dizer o jogador de 36 anos, que acabou por assumir que o destino mais óbvio será o Athl. Paranaense, onde começou o percurso profissional há já duas décadas.

“Conversámos no ano passado, chegámos a abrir negociações… Mas, depois de falar com a minha família e com o meu agente, acabei por decidir que seria melhor ficar em Inglaterra. Até agora o meu empresário não me passou mais nada e já estamos em abril. Mas é óbvio que, se o Athl. Paranaense me procurar, ele vai passar tudo para mim e vamos conversar. Eu já deixei claro que tenho essa vontade”, acrescentou Fernandinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, as declarações do médio brasileiro não seriam estranhas nem extraordinárias se Pep Guardiola não tivesse sido completamente apanhado de surpresa — até porque foi questionado sobre o assunto sem sequer ter ouvido as declarações do jogador. “Ohhh… Eu não sabia mesmo. Não ouvi. Talvez o Txiki Begiristain já saiba e ainda não me tenha dito. Não sei, é uma surpresa. E entendo perfeitamente que jogadores com contrato até 2023 queiram sair… Vejam o exemplo do Ferran Torres [que assinou pelo Barcelona em janeiro]. Não quero ninguém insatisfeito. Pela idade dele, pela família dele no Brasil. O clube vai ajudá-lo”, explicou o treinador catalão na sua própria conferência de imprensa.

Entretanto, nas redes sociais, Fernandinho já abordou o assunto para garantir que continua plenamente concentrado nos objetivos do Manchester City. “Fui 100% honesto e espontâneo na resposta àquela pergunta na conferência de hoje. Mas todos aqueles que me conhecem também sabem que a minha lealdade está com o Manchester City e os meus deveres enquanto capitão. O meu foco está a 100% em ganhar todos os títulos que ainda estamos a disputar e só vou falar sobre o meu futuro no final da temporada”, escreveu.