O chef João Rodrigues vai deixar o restaurante Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, ao fim de 13 anos. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, nas redes sociais do próprio. “13 anos não são 13 dias, entranham-se na pele”, começou por escrever, referindo-se a um “caminho duro, construído com altos e baixos”, mas também a “um saldo francamente positivo”.

Mas, chega sempre a altura em que precisamos de fechar ciclos para que outros se abram. Por isso, este passo que dou não é o fim de algo, mas sim o começo de uma nova etapa. Sinto-me muito agradecido por tantas pessoas e memórias que levo comigo no pensamento e que me ajudaram a ser melhor. Desejo o maior sucesso ao @restaurantefeitoria, que terá sempre um lugar especial no meu coração”, escreveu nas redes sociais.

Considerado por muitos como um dos melhores chefs nacionais —  em 2015 foi distinguido como Chef d’ Avenir 2015 pela Internacional Academy of Gastronomy —, João Rodrigues ingressou no Feitoria em 2009 na posição de subchefe para quatro anos depois ascender a chef executivo. Nos últimos 11 anos soube manter a estrela Michelin conquistada pelo restaurante. Entre outras distinções, João Rodrigues tem figurado consecutivamente no TOP 10 dos Prémios Mesa Marcada entre 2017 e 2022.

10 anos de Feitoria. João Rodrigues juntou os amigos para se juntarem à festa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda que na nota divulgada nas redes sociais não esclareça detalhes sobre o futuro, o site Mesa Marcada destaca que o chef pretende dedicar-se mais ao Projecto Matéria, uma plataforma sem fins lucrativos que iniciou em 2016 e que pretende divulgar e mapear pequenos produtores nacionais, estreitando a relação entre estes e restaurantes e cozinheiros. Na sequência de muitas viagens pelo território nacional, o projeto que no ano passado ganhou o prémio The Game Changer Award 2022, da La Liste, já integra 100 produtores.

Chef João Rodrigues abre projeto Matéria ao grande público com almoço no campo

Também em 2021, João Rodrigues foi distinguido com o prémio Embaixador da Gastronomia Iberoamericana, no Congresso Gastronómico Binómico, em Huelva.