O rei emérito Juan Carlos I voltará a Espanha esta quinta-feira, após ter estado mais de 21 meses a viver em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O monarca vive no exílio depois de a Justiça espanhola ter encerrado três investigações contra ele, nomeadamente por corrupção e desvio de fundos.

De acordo com um comunicado da Casa Real espanhola a que o ABC teve acesso, o rei emérito estará em Espanha quatro dias — de quinta a segunda-feira. Nos três primeiros dias, estará na Galiza, mais concretamente em Sanxenxo, onde ficará na casa do seu amigo Pedro Campos, presidente do clube náutico da localidade.

Será apenas na segunda-feira que Juan Carlos se deslocará a Madrid, onde terá um encontro com o filho, o Rei Filipe VI, e com a rainha emérita, Sofia.

O rei emérito espanhol volta aos Emirados Árabes Unidos na segunda-feira.

O regresso a Espanha após quase dois anos exilado em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) faz parte do desejo do rei emérito de “viajar frequentemente a Espanha para visitar a família e amigos, e organizar a sua vida pessoal e o seu local de residência em âmbito de caráter privado”, acrescenta o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Juan Carlos vive em Abu Dhabi desde agosto de 2020, após um escândalo financeiro relacionado com o suposto recebimento de alegadas comissões milionárias para as obras do comboio de alta velocidade para Meca (Arábia Saudita), entre outros casos, que já foram arquivados pela Justiça espanhola.

No domingo passado, Felipe VI falou com o seu pai por telefone e ambos combinaram encontrar-se em Madrid quando o rei emérito se deslocasse a Espanha.

A Procuradoria Anticorrupção espanhola arquivou em 02 de maio passado os casos que tinha em aberto, um sobre o alegado recebimento de 65 milhões de euros em comissões para a construção do comboio de alta velocidade Medina-Meca, outro sobre alegadas doações não declaradas e um terceiro sobre suspeitas de ter escondido fundos em paraísos fiscais.