O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder, próximo do Presidente Vladimir Putin e sob fortes críticas desde o início da invasão russa da Ucrânia, abandonou o conselho de administração da Rosneft, anunciou esta sexta-feira o grupo petrolífero russo.

Segundo a Rosneft, a maior empresa petrolífera russa, Schröder informou o grupo de que não podia prolongar as suas funções como presidente do conselho de administração.

A par de Gerhard Schröder, o também alemão Matthias Warning, vice-presidente do conselho de administração da petrolífera e diretor executivo da empresa russa de gasodutos Nord Stream 2, deixou a companhia.

Na quinta-feira, o Bundestag – a câmara baixa do parlamento alemão – decidiu retirar ao antigo chanceler alguns dos seus privilégios como ex-dirigente do país devido à sua proximidade com a Rússia e com o Presidente, Vladimir Putin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com reforma mas provavelmente sem gabinete e staff: o preço da ligação a Putin para o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder

“Os grupos parlamentares da coligação [do Governo] tiraram as consequências do comportamento do ex-chanceler e lobista Gerhard Schröder face à invasão russa da Ucrânia”, referiu a comissão parlamentar do Orçamento.

O Governo de coligação na Alemanha – que reúne sociais-democratas, ecologistas e liberais — já tinha anunciado na quarta-feira que pretendia remover as vantagens atribuídas ao antigo chanceler do país Gerhard Schröder (1998-2005), na sequência das suas ligações profissionais com empresas de energia controladas pelo Estado russo.

A coligação governamental também justificou a decisão com o facto de “o ex-chanceler Schröder já não assumir nenhuma obrigação contínua relacionada com o seu cargo”.

Os membros do Parlamento Europeu aprovaram, também na quarta-feira, por grande maioria, uma resolução não vinculativa pedindo-lhe nomeadamente para se demitir dos seus cargos.

No início deste ano, a equipa de Schröder demitiu-se e o ex-chanceler enfrentou uma onda de indignação de ex-aliados políticos quando o jornal norte-americano The New York Times o citou dizendo que o massacre de civis na cidade ucraniana de Bucha “tinha de ser investigado”, mas que ele não acreditava que as ordens tivessem partido de Vladimir Putin, seu amigo de longa data.

Novas imagens mostram como civis terão sido executados em Bucha

O ex-chanceler está sob pressão desde o início da invasão russa da Ucrânia, dado que, ao contrário da maioria dos ex-líderes europeus com funções em empresas russas, Schröder não renunciou aos cargos, tendo sido, desde então, destituído de honras por várias cidades e alvo de pedidos para a sua expulsão do Partido Social-Democrata Alemão (SPD).

Ainda assim, o antigo líder garantiu, em abril, que não tinha intenção de renunciar aos cargos a menos que Moscovo interrompesse as entregas de gás à Alemanha.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra na Ucrânia, que entrou esta sexta-feira no 86.º dia, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas das suas casas — cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também as Nações Unidas disseram que cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.