A Peugeot está de volta ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), disciplina difícil que combina rapidez e robustez, tendo nas 24 Horas de Le Mans a sua prova mais emblemática. Depois de já ter vencido a mítica corrida francesa em 1992 e 1993, a Peugeot regressa em 2022 com um novo carro, possuidor de uma aerodinâmica particularmente apurada. A ponto de não necessitar de asa traseira, o que a marca acredita ser uma das vantagens do projecto. A apresentação da versão definitiva do novo 9X8 Hypercar teve lugar em Portugal, no autódromo do Algarve, em Portimão.

Peugeot 9X8 já rodou em Le Mans e foi aprovado sem asa

Os veículos de competição, especialmente os mais potentes, necessitam do maior apoio aerodinâmico possível, de forma a “colá-los” à pista, maximizando a aderência e a tracção, única maneira de explorar a potência dos seus motores. Este apoio é conseguido através de apêndices aerodinâmicos, em que o mais evidente (mas não o único) é uma imensa asa traseira. Sucede que essa mesma asa traseira, tão útil para estabilizar o carro nas travagens e, especialmente, em curva e em aceleração, limita e muito a velocidade máxima que se consegue atingir nas rectas. Daí que a Peugeot tenha desenvolvido o seu 9X8 com um chassi que cria um efeito de solo, gerando o necessário apoio, mas sem recorrer a asas que prejudiquem de forma tão evidente a velocidade em recta.

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De um lado os responsáveis pela equipa que fará correr o Peugeot 9X8 Hypercar e do outro as três equipas de pilotos, formadas por Paul Di Resta, Loïc Duval, Mikkel Jensen, Gustavo Menezes, James Rossiter e Jean-Éric Vergne

O novo modelo da Peugeot está de acordo com as mais recentes especificações da FIA para o WEC, os veículos híbridos da categoria Hypercar. O motor principal é um V6 biturbo a gasolina com 2,6 litros de capacidade, capaz de fornecer às rodas traseiras 707 cv, a que se junta um motor eléctrico com 272 cv, alimentado por uma pequena bateria, com esta unidade motriz a ser instalada no eixo dianteiro, onde coloca a potência. Tudo isto com um peso total que não ultrapassa 1030 kg, muito menos do que o mais acessível dos Peugeot 208 (o 208 PureTech com 75 cv anuncia 1055 kg).

Antes de ser apresentado no Algarve, o Peugeot 9X8 Hypercar percorreu mais de 10.000 km ao longo de 25 dias de testes para colocar à prova a robustez da mecânica, bem como a eficácia do chassi e da sua aerodinâmica nas mais variadas condições. A estreia do novo carro em competição irá decorrer em Itália, nas 6 Horas de Monza, a 8 de Julho, de forma à Peugeot poder estar pronta a disputar o WEC de 2023, com destaque para as 24 Horas de Le Mans, que para o ano celebra a sua 100.ª edição.