O Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) deverá contar este ano com mais um concorrente de peso, entre os modelos equipados com mecânicas híbridas, solução a que, em 2021, apenas a Toyota recorreu e que lhe permitiu vencer o campeonato. O novo modelo é o Peugeot Hypercar 9X8 que, depois de ter sido revelado ao público em Junho de 2021, ainda em maquete, surge agora na versão definitiva durante os primeiros testes em pista.

O 9X8 é um modelo que traz consigo uma série de novidades para a modalidade, com a Peugeot apostada em bater-se pela vitória nas 24 Horas de Le Mans, a principal prova do campeonato e a única a disputar-se em França. A regulamentação da FIA para este campeonato mundial permite que os novos híbridos Hypercar possam correr contra modelos convencionais, com motores maiores mas sem ajuda eléctrica. São mais simples, mais leves e mais baratos, mas igualmente menos competitivos. É o caso dos veículos da Alpine e da Glickenhaus.

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Com o Hypercar 9X8, a Peugeot vai enfrentar directamente a Toyota e o seu GR010 Hybrid, que esmagou a concorrência no Mundial de 2021 e, tão importante quanto isso, ganhou em Le Mans. Se o carro japonês monta um V6 Turbo com 3,5 litros de cilindrada, os franceses apostaram num 2.6 V6 Turbo. Além do motor, o Peugeot sobressai sobretudo pelo conceito aerodinâmico da sua carroçaria, pois os franceses conseguiram garantir o necessário apoio para curvar depressa, sem recorrer a uma exuberante asa traseira.

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Com uma carroçaria sem asa, o 9X8 promete em teoria um bom apoio, mas sem comprometer tanto a eficiência aerodinâmica, o que se deverá traduzir por uma maior velocidade máxima, argumento que pode ser determinante em Le Mans, bem como em algumas outras pistas entre as que vão acolher as restantes cinco provas do campeonato.

O responsável técnico da Peugeot, Olivier Jansonnie, declarou-se satisfeito pelos dados recolhidos neste primeiro teste em pista. Afirmou o francês que “os testes no circuito de Le Mans confirmaram as boas indicações dadas pelo túnel de vento, provando que o carro funciona sem a asa traseira”.

Os testes vão continuar, com a Peugeot a admitir disputar provas antes das 24 Horas de Le Mans de 2022, a realizar de 11 a 12 de Junho, referindo-se aos 1000 km de Sebring (12 e 13 de Março) ou às 6 Horas de SPA-Francorchamps (7 de Maio). O WEC de 2022 inclui ainda as 6h de Monza (10 de Julho), 6h de Fuji (11 de Setembro) e 8h de Bahrain (12 de Novembro).