A Pottermore Publishing, editora online dos livros da coleção Harry Potter, disponibilizou gratuitamente no seu site as versões integrais em ucraniano dos três primeiros livros da coleção, segundo um comunicado publicado esta terça-feira.

Temos trabalhado para encontrar uma maneira disponibilizar os livros de Harry Potter para leitura online, de forma gratuita, para todas as famílias cujas vidas têm sido impactadas de forma tão radical pelo conflito [na Ucrânia]”, é possível ler-se no comunicado.

A editora pretende assim, segundo o site, disponibilizar os livros numa altura em que “não é possível assegurar a distribuição física do país“.

Atualmente, estão apenas disponíveis os três primeiros volumes, mas “a intenção é de adicionar o resto da série o mais cedo possível”. A Pottermore explicou que as edições, disponíveis em PDF, “poderão não oferecer uma experiência de leitura perfeita, mas permitiu a disponibilização das histórias o mais rapidamente possível“, sem qualquer necessidade de subscrição para quem queira aceder aos livros de forma digital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A escritora britânica J. K. Rowling, criadora das histórias em torno de Harry Potter, já reagiu à notícia na rede social Twitter, utilizando dois corações, uma amarelo e outro a azul, acompanhados da expressão “Slava Ukraini“, “Glória à Ucrânia” em português.