Dmitry Glukhovsky, o escritor russo de ficção científica famoso pela sua sua série literária “Metro 2033” (igualmente o nome do primeiro livro), foi colocado esta terça-feira na lista de pessoas procuradas pelo governo russo. Em causa estão alegações de que terá espalhado “falsa informação” em relação à guerra na Ucrânia.

De acordo com a Reuters, o escritor publicou uma mensagem no Telegram na qual explicava que é acusado de desacreditar as Forças Armadas russas numa publicação de Instagram. Agora, Glukhovsky repetiu o que dissera antes na outra rede social: “Parem com a guerra! Admitam que esta é uma guerra contra uma nação inteira e parem!

A saga de Metro 2033 retrata um cenário apocalíptico onde, devido a uma guerra nuclear, os cidadãos de Moscovo que sobreviveram tiveram de procurar refúgio — e aprender a viver — no metro da capital russa.

Dmitry Glukhovsky tornou-se, assim, na primeira figura cultural de destaque na Rússia a ser colocada na lista de pessoa procuradas, segundo uma nova lei aprovada dias depois do início da invasão à Ucrânia — a propagação de “falsa informação” sobre a guerra na Ucrânia pode levar a até 15 anos de prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR