820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Moscovo

Catalunha

Ligações à Rússia? Puigdemont de novo investigado

Juiz decidiu abrir nova investigação contra Carles Puigdemont e outras 12 pessoas, acusando-as de traição devido a alegadas ligações com o Kremlin. Independentistas rejeitam e falam em "fantasia".
Fact Check

J. K. Rowling comprou mansão em Moscovo?

Publicação diz que autora de Harry Potter comprou casa em Moscovo para fugir à "intimidação" por criticar as pessoas transgénero. Mas Rowling continua a viver em Edimburgo.
Desporto

Spartak Moscovo contrata técnico Dejan Stankovic

Dejan Stankovic é o novo treinador do Spartak Moscovo, já na próxima época. O técnico termina ligação ao clube Ferencvaros, depois de ter sido campeão da liga húngara.
Gabinete de Guerra

Zelensky não tem condições para sair da Ucrânia

Tiago André Lopes, especialista em relações internacionais, explica as razões para Zelensky ter cancelado as visitas ao estrangeiro. Ainda o difícil esforço de Israel para destruir o Hamas.
Guerra na Ucrânia

Putin promete devolver paz à região de Donbass

Assinalando os 10 anos dos referendos no Donbasse, o Presidente russo promete devolver a paz à região. "Juntos venceremos", declarou.
Guerra na Ucrânia

Rússia expõe tanques ocidentais em Moscovo

Ministério da Defesa da Rússia decidiu expor alguns carros de combate que foram apreendidos na Ucrânia. "Nenhum equipamento militar do Ocidente vai mudar a situação no campo de batalha", diz Moscovo.
Fact Check

Atacante de Moscovo é ex-soldado ucraniano?

Uma publicação alega que um dos atacantes do atentado terrorista em Moscovo era um ex-soldado ucraniano. Mas, apesar das parecenças entre as duas imagens, não se trata da mesma pessoa.
Noticiário

9h. Subiu o número de mortos no ataque em Moscovo

No ataque terrorista a Moscovo o mais recente balanço dá conta de 143 vítimas mortais. Ainda neste jornal, esta tarde, Montenegro vai entregar a Marcelo Rebelo de Sousa lista com o nome dos ministros.
Rússia

ONU adverte para possível tortura de suspeitos

Relatores da ONU preocupados com possível tortura de suspeitos do ataque terorrista em Moscovo, dizendo que alguns deles "parecem ter sido gravemente maltratados sob custódia".
Noticiário

9h.Rússia acusa EUA de difamar imagem do Daesh

A porta-voz do MNE Russo questiona a convicção dos EUA de que o autoproclamado Estado Islâmico está por trás do ataque a Moscovo. Ainda, está quase a começar a última reunião do governo de Costa.
Noticiário

21h. Rui Rio cauteloso com a economia portuguesa

Os suspeitos do ataque a uma sala de concertos em Moscovo compareceram esta noite num tribunal da capital russa. Ainda neste jornal, Rui Rio ataca a ideia de que Portugal tem os "cofres cheios".
Noticiário

17h. Putin presta homenagem às vítimas de Moscovo

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal destaca a importância do Grande Prémio de MOTOGP para o país. Ainda neste jornal, Vladimir Putin homenageia as vítimas do ataque em Moscovo.
Rússia

Ataque em Moscovo: oito perguntas e respostas

Afinal, qual é o impacto que este ataque terrorista pode ter na guerra entre a Rússia e a Ucrânia? E que que razões tinha uma célula islâmica para lançar um atentado em Moscovo?
Noticiário

12h. Papa Francisco condena ataque a Moscovo

Na oração do Angelus, o Papa condena o ataque terrorista que é um "ato desumano que ofende Deus". Ainda, Israel diz ter detido 480 elementos do Hamas e da Jihad Islâmica no hospital de Shifa.
Noticiário

11h. Terrorismo. Dia de luto nacional na Rússia

Em memória das vitimas do ataque terrorista que na sexta-feira atingiu uma sala de espetáculos em Moscovo. O mais recente balanço das autoridades dá conta de 133 mortos e mais de 150 feridos.
Resposta Pronta

Moscovo. "Ataque foi para mostrar que estão vivos"

Sobre o míssil russo no espaço aéreo polaco, Orlando Samões, especialista em relações internacionais, considera que "devemos estar preocupados" e que a Rússia "anda a desafiar o Ocidente".
Estado Islâmico

ISIS-K, o ramo afegão autor dos ataques em Moscovo

O grupo, responsável por vários ataques dentro e fora do Afeganistão, "tem estado obcecado com a Rússia" e vê o país como "cúmplice em atividades que oprimem regularmente os muçulmanos".
Noticiário

18h. Embaixada portuguesa na Rússia pede precaução

A embaixada de Portugal na Rússia pede aos cidadão portugueses em Moscovo para que evitem a zona do ataque de ontem. Ainda neste jornal, Vladimir Putin reage e promete punir os envolvidos.
Noticiário

15h. Carlos César diz que há muito a melhorar

O Presidente do PS, Carlos César, reforça que é preciso analisar resultados das eleições. Ainda neste jornal, são já 133 os mortos derivados do atentado de ontem à noite em Moscovo.
Resposta Pronta

"Putin está a tentar capitalizar este ataque"

Putin em silêncio por estar "à procura de uma narrativa para capitalizar o ataque". Joana Ricarte, especialista em RI, diz que o apoio dos líderes europeus não tem impacto na Guerra na Ucrânia.
Noticiário

13h. Putin tenta implicar Ucrânia em ataque

Presidente russo diz que atentado em Moscovo foi “ato terrorista bárbaro e sangrento” e declara dia de luto nacional. Kiev rejeita acusações. E, Guterres apela a cessar fogo em Gaza.
Noticiário

12h. PR condena ataque terrorista em Moscovo

Numa nota no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa condena o que diz ser um "ato hediondo" e "abominável". Ainda neste jornal, administradas 7 milhões de vacinas em Portugal em 2023.
Noticiário

10h. Guterres no Egito para visitar Rafah

O secretário-geral das Nações Unidas deve visitar a passagem fronteiriça de Rafah, entre Egito e Gaza, para pedir uma trégua nos combates. Ainda, atualização no número de vítimas mortais na Rússia.
Noticiário

9h. Moscovo. Sobe para 93 o número de vítimas

O último ponto de situação dava conta de cerca de 60 mortos. Mais de uma centena de pessoas, incluindo crianças, foram hospitalizadas e estão em estado grave. Entretanto, 11 suspeitos foram detidos.
Noticiário

7h. Moscovo. Mais de 60 mortos e 150 feridos

É um balanço ainda provisório do ataque que ontem à noite atingiu uma sala de espetáculos na capital russa. Os números podem ainda subir. O ataque foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico.
Noticiário

1h. Montenegro condena ataque em Moscovo

O primeiro-ministro indigitado diz que a barbárie do terror é sempre intolerável. E ainda, as reações de vários lideres internacionais ao ataque em Moscovo.
Noticiário

6h. Greve dos guardas prisionais termina hoje

A greve levou ao adiamento de mais de mil julgamentos e de mais de 90% das sessões previstas. E ainda, a embaixada de Portugal em Moscovo pede cautela aos portugueses que estejam na capital russa.
A História do Dia

Como Putin embaraçou Berlim para atacar o Ocidente

A Rússia interceptou uma conversa secreta alemã sobre o envio de mísseis para a Ucrânia e o ataque a alvos russos. Como é que isso foi possível? E como está a ser usado na "guerra da informação"?
Guerra na Ucrânia

Arnaut Moreira. "Guerra vai sobrar para a Europa"

O major-general Arnaut Moreira faz um balanço dos dois anos da guerra na Ucrânia. Diz que a Europa falhou e desperdiçou tempo na preparação para o inevitável.
Rússia

Kremlin rejeita acusações da viúva de Navalny

O porta-voz do Kremlin disse que Putin não viu a mensagem divulgada pela viúva do opositor político. Peskov referiu também que a Rússia rejeita as exigências de uma investigação vindas da UE.
A História do Dia

Boris Nadezhdin, o homem que quer derrotar Putin

Nadezhdin é apoiado pelos opositores de Putin e está a tentar entrar nas eleições presidenciais de março. Uma conversa com Cátia Bruno, editora de Internacional do Observador.
A História do Dia

A Ucrânia passou de agredido a agressor na guerra?

Os ucranianos intensificaram os bombardeamentos à cidade russa de Belgorod, que já provocaram pelo menos 25 mortos. Que objetivos tem Kiev e o que podem significar estes ataques para o rumo da guerra?
Guerra na Ucrânia

Kremlin espera que EUA bloqueiem ajuda a Kiev

Kremlin afirmou esperar que os políticos norte-americanos parem de "queimar o dinheiro" do país na Ucrânia, depois de o Congresso não ter conseguido avançar com uma nova ajuda a Kiev.
Guerra na Ucrânia

NATO: Rússia "não vai conseguir singrar"

Jens Stoltenberg avisou Moscovo que não conseguirá desestabilizar os países da NATO com pressão migratória nas fronteiras e considerou que a Rússia está a utilizar a estratégia com a Finlândia.
Fact Check

Hamas "marca" lojas judaicas em Moscovo?

Depois de Berlim e Paris, também Moscovo tem prédios a ser marcados com a estrela de David? A guerra entre Hamas e Israel levou a uma onda de violência na Europa. Desta vez, o timing não está certo.
Gabinete de Guerra

"Putin teve uma quase vitória"

A eleição de Mike Johnson na Câmara dos Representantes dos EUA "caiu bem ao Kremilin": a ajuda à Ucrânia vai diminuir. A análise de José Filipe Pinto aos últimos avanços da guerra na Ucrânia. 
Guerra na Ucrânia

Japão não comenta viagem de deputado a Moscovo 

Muneo Suzuki partiu para Moscovo numa "viagem de inspeção", diz o secretário. Governo japonês, que não foi informado da visita, frisa que não está "em posição" de comentar "pormenores da sua agenda".
A História do Dia

O quase encontro entre Zelensky e Lavrov

Estiveram na mesma reunião, na mesma sala, mas não cruzaram os olhares. As mensagens de Zelensky e Lavrov no Conselho de Segurança das Nações Unidas
A História do Dia

O eslovaco pró-Putin que poderá vencer as eleições

Robert Fico é o favorito para vencer as eleições no final do mês. Um ex-comunista amigo de Orban e de Putin, que poderá deixar cair o apoio a Kiev. Uma conversa com o jornalista José Carlos Duarte.
A História do Dia

Portugal é essencial no combate à Wagner. Porquê?

Em janeiro, numa reunião em Lisboa, os EUA pediram a Portugal para não sair da República Centro-Africana. Porquê? E o que mudou pós-Prigozhin? Uma conversa com o jornalista José Carlos Duarte.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos