627kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Moscovo

Gabinete de Guerra

Drones ucranianos contra Rússia? "Não ajuda Kiev"

Rússia acusa Ucrânia de ataques com drones em Moscovo. Kiev negou responsabilidades. "Incidente pretende equilibrar e justificar ataques russos em Kiev". A análise do major-general Arnaut Moreira.
Guerra na Ucrânia

"Ataque a Moscovo foi punição por operação eficaz"

As autoridades russas acusaram Kiev de ter lançado um ataque com "drones" contra Moscovo, considerando que esta retaliação é devido a um ataque "muito eficaz" da Rússia a um dos centros de decisão.
Gabinete de Guerra

Moscovo é a nova aposta na contraofensiva?

Bruno Cardoso Reis diz que postura russa é "absolutamente hipócrita" ao acusar Kiev de "ataques terroristas". Grande eficácia ucraniana a intercetar ataques tem custos: desgaste de munições antiaéreas
Guerra na Ucrânia

Missão africana deverá visitar Moscovo em breve

Lavrov disse numa conferencia de empresa que a missão africana irá realizar-se em "meados/finais de junho ou início de julho". Espera-se que a missão também se desloque à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Kremlin: ainda falta muito para acordo de cereais

O Kremlin afirmou que ainda existem questões sem resposta para a "Iniciativa para a Exportação de Cereais do Mar Negro" e deu um prazo até à noite de 18 de maio antes de abandonar o acordo.
Guerra na Ucrânia

Líder militar sul-africano em Moscovo  

O exercito sul-africano afirma que a viagem foi planeada muito antes de o embaixador dos EUA na África do Sul ter alegado que o país tinha fornecido armas à Rússia.
Fact Check

Armas nucleares na fronteira da Finlândia?

Moscovo colocou armas nucleares na fronteira com a Finlândia? Vídeo mostra o transporte de armas mas erra no local e na data. O desfile aconteceu mas a mil quilómetros da fronteira.
O Domínio da Guerra

Dia da Vitória sombrio e as inseguranças de Putin

Putin escolheu uma parada militar "sombria" porque risco político seria "incomportável" e fechou os olhos a Prigozhin pois "não tem nenhum substituto". Zaporíjia: o "grande objetivo" da contraofensiva
Gabinete de Guerra

Ucrânia não está preparada para a contraofensiva?

Professor catedrático de História na Academia Militar António José Telo explica que ofensiva rápida e de grande dimensão "não é de esperar" por causa da crise de munições e atraso na ajuda ocidental.
A História do Dia

Como foi vivido o Dia da Vitória em Moscovo?

Evgueni Mouravitch é jornalista, correspondente da RTP em Moscovo. Como Putin tentou transformar em sagrada uma guerra que não consegue vencer. Um relato a partir da capital russa. 
Noticiário

9h. Putin põe culpas da guerra na Europa e nos EUA

Nas celebrações do Dia da Vitória, Vladimir Putin discursou durante 10 minutos e voltou a apelidar o conflito com a Ucrânia de "operação especial militar". Ainda, Ursula Von der Leyen está em Kiev.
Noticiário

8h. Começou a parada do Dia da Vitória em Moscovo

Um dia assinalado com segurança máxima e em clima de alta tensão com Kiev. Putin está na Praça Vermelha em Moscovo. Ainda neste jornal, Humberto Pedrosa é ouvido hoje na comissão de inquérito à TAP.
Guerra na Ucrânia

Com muita segurança, Rússia espera pelo 9 de maio

Rússia decretou uma grande operação de segurança na véspera do Dia da Vitória, restringindo o uso de serviços de transportes por app nas suas maiores cidades e até mesmo jet skis em São Petersburgo.
5 Continentes

Kremlin. "Nada mostra que foi um ataque a Putin"

Credibilidade russa "é zero". Pode ter sido ataque de "falsa bandeira" ou a Ucrânia mas há a certeza: EUA estão fora da equação. O "paradoxal" anúncio de Prigojin e a coroação que "quebra a tradição".
Guerra na Ucrânia

Drones no Kremlin. Qual pode ser retaliação russa?

MNE russo ameaçou que alegados ataques ao Kremlin não ficarão sem resposta. Mas especialistas ouvidos pelo Observador acreditam numa operação de bandeira falsa da Rússia — com um foco mais interno.
Contra-Corrente

Será que a contraofensiva ucraniana já começou?

A Rússia acusou ontem a Ucrânia de ter atacado o Kremlin com dois drones, uma acusação que Kiev negou, mas o episódio pode ser mais um sinal de que a esperada contraofensiva ucraniana está para breve.
Gabinete de Guerra

Ataque ao Kremlin. Culpa de Kiev ou truque russo?

Rússia diz que Ucrânia atacou Kremlin com drones numa tentativa de matar Putin. Rússia "sem credibilidade". Este episódio pode ser o rastilho para escalada do conflito? A análise de Bruno Cardoso Reis
Guerra na Ucrânia

Borrell exorta Lula da Silva a visitar Ucrânia 

Chefe da diplomacia europeia exorta Lula da Silva a visitar a Ucrânia para ver agressão russa com os próprios olhos. Borrel afirma que Moscovo é que "quer continuar a invasão".
Noticiário

8h. Lula pede que EUA parem de encorajar a guerra

Em Pequim, Lula da Silva diz que só dessa maneira é que a comunidade internacional pode convencer Moscovo e Kiev de que um fim do conflito é do interesse do mundo inteiro.
Guerra na Ucrânia

Quem ordenou a explosão em São Petersburgo?

Explosão provocada por 200 gramas de dinamite matou blogger russo apoiante da guerra na Ucrânia e de Prigozhin. Não se sabe quem ordenou o ataque e qual o motivo da decisão de matar Tatarsky.
Gabinete de Guerra

Adesão Finlândia à NATO "é um teste na vida real"

"Se realmente fosse verdade que a principal razão da guerra fosse a expansão da NATO", amanhã "tínhamos Putin a invadir a Finlândia". O historiador Bruno Cardoso Reis aponta para "uma falácia".
Noticiário

16h. NATO. Rússia promete "reforço militar"

Neste jornal, a reação da Rússia à entrada oficial da Finlândia da NATO, marcada para amanhã. Ainda neste jornal, a visita de António Costa à Coreia do Sul, que vai acontecer depois da Páscoa.
Guerra na Ucrânia

Medvedev deixa ameaças à Ucrânia e ao Ocidente

Ex-Presidente ameaça que Moscovo pode conquistar Kiev e Lviv "se for preciso". Empresas que abandonaram país "perderam muito dinheiro", diz Medvedev, que lamenta que Ocidente odeie a Rússia.
Guerra na Ucrânia

Scholz é dos poucos líderes que fala com Putin

Olaf Scholz confessou ter-se sentado na "ampla mesa" de Putin numa das visitas a Moscovo, mantendo o diálogo frequente com o líder russo: "Continuarei a fazê-lo, apesar de não termos a mesma opinião".
A História do Dia

Putin já não confia nos seus mercenários?

Moscovo beneficiou e muito do grupo Wagner, mas o protagonismo e poder adquiridos por Yevgeny Prigozhin está a preocupar o presidente de Russo. Será o próximo na lista de dispensáveis do Kremlin?
Guerra na Ucrânia

Zelensky acredita que Putin será assassinado

Zelensky acredita que haverá um momento em que sentirá a "fragilidade do regime de Putin" e aí, alguém do seu "círculo íntimo", assassinará o Presidente russo. "Vai acontecer? Sim. Quando? Não sei."
Noticiário

10h. Stoltenberg avisa a Rússia e critica a China

Pequim apelou a negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Stoltenberg acusa a China de falta de credibilidade. Ainda neste jornal, Ursula Van der Leyen enalteceu a “solidariedade europeia.
Noticiário

16h. Ativistas anti-Putin processam CML

Exigem uma indemnização de 120 mil euros para chamar Fernando Medina à responsabilidade. Ainda, Portugal não acredita que a China vá fornecer armas à Rússia para ajudar Moscovo na guerra na Ucrânia.
Noticiário

22h. Real Madrid vence Liverpool por 5-2

Na 1ª mão dos oitavos de final da Champions, com um grande jogo em Anfield. Ainda neste jornal, as novas sanções norte-americanas contra Moscovo.
5 Continentes

Moscovo é, para já, o maior derrotado da guerra

Balanço de um ano de guerra: Putin em dificuldades e a vitória estratégica da Ucrânia. As declarações do chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos. E a Conferência de Segurança de Munique
Guerra na Ucrânia

Itália cancela eventos culturais russos no país

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo mostrou-se "surpreso" com o cancelamento de vários eventos culturais russos em Itália. Moscovo já convocou o embaixador italiano para discutir o assunto.
Contra-Corrente

Como é que poderá acabar a guerra da Ucrânia?

A retórica de Moscovo é cada vez mais agressiva, os apelos de Kiev aos aliados ocidentais cada vez mais urgentes. Com a guerra quase a fazer um ano, ninguém sabe como possa acabar. Ou quem vai vencer.
Noticiário

12h. ANACOM quer redução do prazo de fidelizações

O Presidente da ANACOM diz que é urgente uma intervenção para que os consumidores possam optar pelas ofertas mais baratas. Ainda, Kremlin avisa que envio de rockets pelos EUA "pode escalar conflito".
A História do Dia

A guerra virou e a Ucrânia vai atacar a Rússia?

As forças ucranianas têm atacado alvos em solo russo e isso marca um novo capítulo. Esta mudança pode pôr em causa o apoio militar a Kiev? Ana Kotowicz, jornalista do Observador, é a nossa convidada. 
Gabinete de Guerra

O que podemos esperar da guerra em 2023?

Liliana Reis, diretora do curso de Relações Internacionais da Universidade Lusófona, diz que a incógnita surge no "destino da ofensiva russa na primavera" e analisa o possível encontro de Putin e Xi.
Semáforo Político

Visita de Zelensky é "provocação" ao Kremlin

Viagem só acontece porque há garantia de "novas manifestações de apoio americano". Embaixador António Monteiro acredita que a ajuda de Biden fará com que Putin perceba: "Esta guerra é demasiado cara"
União Europeia

A UE face a Moscovo: missão (im)possível?

Será que, com as medidas adotadas, os europeus têm os meios para aguentar esta guerra? Ficando em situação de privação o esforço terá de ser suportado quer por consumidores como por políticas públicas
Noticiário

22h. Zelensky acha insuficiente teto ao petróleo

Presidente da Ucrânia diz que a decisão agora tomada pelo Ocidente não é séria, e Kiev sugere um preço duas vezes mais baixo. Este teto foi criticado pela Ucrânia e rejeitado por Moscovo.
Noticiário

16h. Kremlin não aceita teto imposto ao petróleo

Garantia deixada por Dmitry Peskov, porta-voz do Governo russo, que diz que o Kremlin já estava preparado. Países do G7, União Europeia e Austrália adotaram um limite máximo de 60 euros por barril.
Fact Check

Polónia acusou Rússia de ataque com mísseis?

Publicação é falsa. Surgiram teorias sobre o envolvimento de Moscovo, mas governo e presidente da Polónia nunca culparam Rússia. Ataque foi justificado com a queda de destroços de armamento ucraniano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.