439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Moscovo

Guerra na Ucrânia

Rússia. Proposto fim do limite de idade para FA

O partido do Kremlin, o Rússia Unida, propôs ao Parlamento que uma pessoa em idade ativa possa assinar um contrato profissional com as Forças Armadas, abolindo assim o limite de idade.
Contra-Corrente

NATO: Suécia e Finlândia aumentam risco de guerra?

A Rússia reagiu com ameaças veladas ao anúncio pela Finlândia e pela Suécia de que querem aderir à NATO. Mas é ridículo Moscovo dizer que pode nuclearizar o Báltico, porque já lá tem armas nucleares.
Resposta Pronta

Finlândia "Rússia vai adotar posição mais robusta"

A investigadora do Instituto de Relações Internacionais, Sónia Sénica, comenta a possível adesão à organização atlântica por parte da Finlândia. A especialista fala de uma "mudança histórica".
Guerra na Ucrânia

Encenação em Moscovo e limites da "globalização"

Se o desfile exibido por Putin teve algum efeito, foi alimentar a ilusão dos seus fiéis e reforçar o carácter alegadamente patriótico da guerra, destituído de valores ideológicos propriamente ditos.
Contra-Corrente

Putin fez o discurso da derrota no Dia da Vitória?

Não celebrou vitórias, não declarou guerra nem anunciou uma mobilização geral. Putin evocou a história e os heróis, falou para os russos, justificou-se mais do que atacou. Será que prepara a derrota?
Noticiário

7h. Dia da vitória já arrancou em algumas cidades

Algumas cidades russas já assinalam o Dia da Vitória com expectativas viradas para Moscovo; No dia da Europa, o Presidente da República defende apoio firme entre as várias democracias.
Noticiário

23h. Azovstal. Putin diz a Ucrânia para se render

Depois de ter dito que a Rússia continuava disponível para a retirada de civis da fábrica situada na cidade de Mariupol. De recordar que Moscovo tinha anunciado uma trégua de três dias.
Noticiário

21h. Sanções Rússia. Hungria e Eslováquia de fora

Os dois países dizem que estão demasiado dependentes do petróleo russo e que não têm alternativas. Ainda neste jornal, António Guterres pede mais pausas humanitárias depois de Mariupol.
Noticiário

9h. Bombardeamentos. 3 civis morreram em Donetsk

Volodymyr Zelensky alerta que outras áreas da região de Donetsk estão sob fogo constante. Ainda, Vladimir Putin ainda não terá respondido ao pedido do Papa Francisco para se encontrarem em Moscovo.
A História do Dia

Como Putin condiciona a informação na Rússia

O Kremlin condiciona o acesso à informação e penaliza com prisão quem fala de “guerra”. Evgueni Mouravitch é o correspondente da RTP em Moscovo e explica-nos como os russos lidam com a desinformação.
Noticiário

00h. Mariupol como "campo de concentração russo"

O Presidente ucraniano considera que as forças russas são “mais cínicas” do que os nazis e denuncia que Moscovo está a tentar russificar Kherson, tentando implementar o rublo como moeda oficial.
Noticiário

23h. Zelensky critica falta de resposta da ONU

Presidente ucraniano diz que ONU não soube responder a "humilhação deliberada" por parte da Rússia. E, apesar do simbolismo da data, Kremlin não se compromete com uma vitória na guerra a 9 de maio.
Noticiário

23h. Ucrânia. Vêm semanas “extremamente difíceis"

Oleksii Reznikov alerta que o exército russo "já reuniu forças para uma grande ofensiva" no leste do país, a prioridade de Moscovo. Ministro da Defesa apela à “resiliência e unidade” dos ucranianos.
E o vencedor é...

Guterres prova que mais vale tarde do que nunca

Mesmo com uma viagem a Moscovo que veio tarde, Guterres conseguiu sair bem do encontro entre Putin e Lavrov dizendo o óbvio. Em termos da redução do défice e da dívida, Medina estará na linha certa?
Noticiário

6h. Moedas quer suspender protocolo com Moscovo

É uma proposta que vai ser discutida com os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa. Preços da energia e de alimentos devem manter-se altos até 2024, prevê o Banco Mundial.
Noticiário

Banco Mundial alerta para preços altos até 2024

O Banco Mundial nota que a invasão da Ucrânia pela Rússia "foi um enorme choque para os mercados das matérias-primas". Ainda, Moscovo corta fornecimento de gás natural à Polónia e à Bulgária.
Contra-Corrente

Guterres em Moscovo ou a eterna impotência da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas vai encontrar-se em Moscovo com Vladimir Putin mas é improvável que as suas palavras doces comovam o autocrata que apenas se revê nas regras do velho Império Russo
Observador na Ucrânia

"Não têm faltado críticas a Guterres"

João Porfírio, enviado especial do Observador, diz que os ucranianos criticam a demora e se mostram "pouco esperançosos" sobre a ida de Guterres a Kiev. Conta ainda como foi vivida a Páscoa Ortodoxa.
Noticiário

7h. Ucrânia: Guterres a caminho de Moscovo

O Secretário Geral da ONU vai hoje a Moscovo. Elon Musk comprou o twitter.
Noticiário

22h. Kremlin atacado por hackers

Informação avançada pelo jornal norte-americano The New York Times, que refere que os hackers em questão alegam ter conseguido roubar e-mails e documentos internos ao longo dos últimos dois meses.
Guerra na Ucrânia

Guterres vai encontrar-se com Putin em Moscovo

Secretário geral da ONU vai estar em Moscovo a 26 de abril, onde se vai encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, e terá uma reunião de trabalho com o MNE, Serguei Lavrov.
Noticiário

15h. Rússia entrega proposta de acordo à Ucrânia

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a Rússia entregou uma proposta de acordo à Ucrânia, e aguarda uma resposta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Noticiário

22h. Kiev não prevê voltar às negociações de paz

É o que admite o líder da delegação ucraniana, que tem mantido conversações com os representantes de Moscovo. Isto, depois de a Rússia ter dado início hoje a uma nova ofensiva no leste da Ucrânia.
Fact Check

Placas no Seixal "ostentam" bandeira da Rússia?

Uma publicação afirma que no Seixal há placas que representam a bandeira da Rússia, sugerindo um apoio a Moscovo na atual guerra. Mas será que a autarquia comunista declarou assim apoio a Putin?
Rússia

Pandora Papers: quem são os russos visados?

Suleiman Kerimov não é o único oligarca russo sancionado a aparecer nos Pandora Papers. Ao todo são 11 magnatas e incluem figuras próximas de Putin: do 5º mais rico do país a um antigo agente do KGB.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Ninguém convence Putin?

O chanceler austríaco foi a Moscovo, garante que foi duro, mas também ouviu o que não queria. Putin não se importa de falar com líderes de outros países, mas não ouve nada do que eles dizem.
Guerra na Ucrânia

Moscovo pagou com rublos dívida em dólares

"Um banco estrangeiro recusou-se a executar instruções" para pagar 649,2 milhões de dólares devidos, disse ministério das Finanças, pelo que teve de recorrer a instituição russa e pagar em rublos.
Guerra na Ucrânia

Moscovo. Artista russo recria cadáveres de Bucha

Um artista russo recriou o que se passou em Bucha deitando-se no chão com as mãos atadas em várias localizações de Moscovo, numa crítica direta ao regime de Putin. Identidade do homem é desconhecida.
Guerra na Ucrânia

Moscovo acusa Wikipédia de informações falsas

O regulador russo de comunicações indica que enviou uma petição à Procuradoria Geral da Rússia solicitando que a administração da Wikipedia passe a limitar a difusão de "informação não confiável".
Noticiário

4h. Zelensky faz convite a Merkel e Sarkozy

Presidente ucraniano quer que antiga Chanceler alemã e o antigo Presidente francês vejam com os próprios olhos, o resultado de anos de políticas brandas dirigidas ao Kremlin.
Noticiário

2h. Zelensky. "Moscovo prepara novos ataques"

No discurso noturno desta noite, o presidente ucraniano refere que acredita que as tropas russas se estão a retirar do norte do país, de forma "lenta, mas perceptível".
Noticiário

15h. Ucrânia. UE pede ajuda à China

Líderes europeus lembram que a China tem um maior fluxo económico com a UE do que com a Rússia. Isto numa altura em que Kiev não comenta o alegado ataque a um depósito de combustível na Rússia.
Guerra na Ucrânia

Rússia. Serviço militar obrigatório de primavera

O Presidente russo, Vladimir Putin, fixou como objetivo a recruta de 134.500 jovens. O Kremlin garantiu que os novos recrutas não vão ser enviados para a guerra na Ucrânia.
Noticiário

00h. Rússia e Ucrânia voltam às negociações

Conversações entre Moscovo e Kiev vão ser retomadas desta vez online. Conflito ainda estará longe de um cessar-fogo. O presidente da Ucrânia destaca a resistência do povo ucraniano.
Guerra na Ucrânia

EUA: não há "sinais sérios" de Moscovo

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, destaca que os ucranianos estão a negociar "literalmente com uma arma apontada à cabeça" e duvida que Rússia esteja "realmente séria" a negociar.
Guerra na Ucrânia

Erdogan reúne com delegações de Moscovo e Kiev

O Presidente da Turquia anunciou que vai reunir com as delegações negociais de Moscovo e Kiev "para negociar um cessar-fogo e a paz".
Guerra na Ucrânia

Ministro da Defesa russo terá tido ataque cardíaco

O conselheiro do ministério Interior ucraniano informou que Sergei Shoigu, o ministro da Defesa russo desaparecido há 14 dias, terá tido um ataque cardíaco após ouvir "duras acusações de Putin".
Guerra na Ucrânia

Negociações de paz estão "muito difíceis"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, revela que não há qualquer "consenso" com Moscovo nesta fase das conversações.
Resposta Pronta

Condenação de Navalny é "uma decisão expectável"

José Milhazes explica que Navalny é "um exemplo" de um regime que "não tolera qualquer oposição". No entanto, o historiador explica que "há pessoas na Rússia que não têm medo" de enfrentar Putin.
Noticiário

18h. Zelensky deixa recado ao Kremlin

Presidente ucraniano garante que não se deixa ameaçar, e diz que "cidades como Kiev, Mariupol e Kharkiv nunca irão aceitar uma ocupação russa".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.