O antigo Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou que a investigação do ataque ao Capitólio serve para “distrair os norte-americanos do desastre da governação democrática”, acusando o comité do congresso responsável pela investigação do ataque de 6 de janeiro de 2021 de ser um “pseudo-comité” de traição.

As declarações foram realizadas num comunicado de 12 páginas, depois de o comité ter realizado duas audiências públicas, onde Trump foi acusado de uma tentativa de golpe para permanecer no poder, conta a BBC.

Dezassete meses depois dos eventos de 6 de janeiro, os democratas são incapazes de apresentar soluções”, afirmou o antigo líder norte-americano. “Eles estão desesperados por mudar a narrativa de uma nação em queda, sem sequer mencionar a destruição e a morte casadas pela esquerda radical meses antes [do ataque]”, disse ainda Donald Trump, referindo-se aos protestos do movimento Black Lives Matter.

Kevin McCarthy garante: “Trump disse-me que tinha alguma responsabilidade pelo ataque ao Capitólio”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não se enganem, eles controlam o governo e são responsáveis por este desastre”, afirmou. “Eles [os democratas] desejam que estas audiências, de algum modo, alterem de algum modo as suas perspetivas falhadas.”

Na segunda-feira, um dos antigos diretores de campanha de Donald Trump, Bill Stepien, explicou que, após as eleições de 2020, o corpo político em torno de Trump dividiu-se em duas partes: uma que aceitou os resultados das eleições e outra que alegou fraude eleitoral, apoiada pelo advogado de Donald Trump, Rudy Giuliani.

O principal objetivo do comité do congresso é demonstrar que as alegações de Trump de fraude eleitoral estiveram diretamente ligadas ao ataque ao Capitólio.