O funeral da pintora Paula Rego, que morreu a 8 de junho, aos 87 anos, vai realizar-se no dia 30 de junho, em Londres, indicou esta terça-feira à agência Lusa fonte próxima da família.
De acordo com o galerista Rui Brito, que representa a obra da artista em Portugal, a cerimónia será “muito restrita, reservada apenas à família e a amigos mais próximos”.
A cerimónia está marcada para dia 30 de junho numa igreja da zona de Hampstead, na cidade de Londres, disse Rui Brito, da Galeria 111.
Uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, Paula Rego morreu na manhã de 8 de junho, em casa, junto dos filhos.
Em 2019, a pintora recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal.
O Governo português decretou luto nacional pela morte de Paula Rego no dia das suas exéquias, homenagem aprovada pelo Conselho de Ministros a 8 de junho.
Por seu turno, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, a 10 de junho, em Londres, que irá condecorar a título póstumo a pintora Paula Rego com o Grande Colar da Ordem de Camões, distinção que será formalmente entregue em Lisboa.