A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a morte de uma menina de 3 anos que ocorreu na segunda-feira à tarde na cidade de Setúbal, num “quadro evidente de maus-tratos”, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte policial.

Segundo a fonte da PJ, a investigação pretende apurar se a morte da criança ocorreu num quadro de ofensas à integridade física agravadas pelo resultado morte ou se se tratou de um homicídio deliberado.

A estação CNN Portugal noticiou que a vítima esteve durante cinco dias, até segunda-feira, com a ama, sobre a qual recaem as suspeitas de maus-tratos.

Quando a mãe foi buscar a menina à ama, a criança apresentava ferimentos na boca e no nariz, além de vários hematomas no corpo. A progenitora terá questionado a cuidadora, que lhe disse que a menor tinha caído de uma cadeira no dia anterior. Além disso, a ama disse à mãe que tinha administrado cinco mililitros de Atarax, um anti-histamínico”, referiu a CNN no seu site.

O estado da criança agravou-se e a mãe chamou o Instituto Nacional de Emergência Médica, que “declarou o óbito”.

Autópsia de menina vítima de maus-tratos só deverá realizar-se quarta-feira

A autópsia ao cadáver da menina de três anos que morreu na segunda-feira, em Setúbal, alegadamente devido a maus-tratos, só deverá realizar-se na quarta-feira, revelou esta terça-feira o coordenador do Gabinete Médico-Legal e Forense da Península de Setúbal, Ferreira Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A autópsia, com grande probabilidade deverá acontecer amanhã [quarta-feira]. Hoje, à partida, já não deverá ser, dado que ainda nem sequer tenho ordem para realizar autópsia”, disse à agência Lusa Ferreira Santos.

Ainda segundo o coordenador do Gabinete Médico-Legal e Forense da Península de Setúbal, “se o teste à Covid-19 der negativo, a autópsia deverá, com grande probabilidade, ter lugar amanhã, quarta-feira”.

Se o resultado for positivo, terá que existir uma reavaliação, pois terão de ser tomadas “outras precauções”, acrescentou.

De acordo com o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), a menina de três anos que morreu na segunda-feira, alegadamente devido a maus-tratos, deu entrada na unidade de saúde “entubada e ventilada”, tendo sido sujeita a manobras de reanimação, mas “não foi possível reverter a situação”.

A Polícia Judiciária também confirmou esta terça-feira à agência Lusa que está a investigar a morte da menor, que terá ocorrido num “quadro evidente de maus-tratos”.

A investigação, de acordo com a PJ, deverá permitir esclarecer se a morte da menina de três anos resultou de um eventual quadro de ofensas à integridade física, agravadas pelo resultado morte, ou se se tratou de um homicídio deliberado.

Pelo menos até esta terça-feira de manhã, a PJ de Setúbal ainda não tinha anunciado nenhuma detenção relacionada com o caso.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o alerta para a situação terá sido dado cerca das 15h40 de segunda-feira, tendo sido mobilizados para o local uma mota, uma equipa de emergência médica do Hospital de São Bernardo e uma ambulância do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

Notícia atualizada às 14h36