O que têm em comum o Palácio de Versalhes, em França, o Palácio Real de Madrid, em Espanha, o Palácio de Potala, no Tibete, e o Palácio da Pena, em Sintra? Além de serem símbolos da coroa e obras arquitetónicas que sobrevivem a séculos de História, fazem todos parte de um ranking sobre os palácios mais luxuosos, deslumbrantes e bonitos do mundo feito pela empresa turística espanhola Civitatis e revelado pelo El Confidencial.

Incluído neste grupo restrito, encontra-se aquele que é monumento nacional desde 1910 e Património da Humanidade da UNESCO desde 1995. É numa rocha escarpada na zona oriental do Parque da Pena que pode ver as cores vivas do emblemático Palácio da Pena, expoente máximo do romantismo do século XIX em Portugal. Segundo o site e-Cultura.pt, é mesmo o primeiro palácio romântico da Europa, construído cerca de 30 anos antes do Schloss Neuschwanstein, na Baviera. O El Confidencial define-o como “o castelo mais icónico de Portugal”.

De acordo com o Visit Sintra, “o Palácio propriamente dito é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II. Estas alas estão rodeadas por uma terceira estrutura arquitetónica, em que se fantasia um imaginário castelo de caminhos de ronda com merlões e ameias, torres de vigia, um túnel de acesso e até uma ponte levadiça”.

Descubra que monumentos fazem parte deste ranking e que lugar ocupa cada um deles na fotogaleria que acompanha o artigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR