A queda de um glaciar em Marmolada, na cordilheira das Dolomitas, nos Alpes italianos, provocou a morte de, pelo menos, sete pessoas. Além disso, registam-se sete feridos ligeiros e dois feridos graves, além de vinte desaparecidos. A informação é avançada pelo jornal italiano Corriere della Sera.
De acordo com as autoridades no local, os corpos das vítimas foram retirados da massa de gelo. A investigação ainda está em curso para verificar a presença de outras pessoas.
As causas do desabamento ainda não foram apuradas mas durante o dia de sábado foram registadas temperaturas recorde em Marmolada, onde foi atingida a temperatura de 10ºC no cume. A situação é perigosa porque existe o risco de novos colapsos.
O Serviço Sanitário de Urgência e Emergência de Itália publicou na rede social Twitter um vídeo do momento da avalanche.
3LUG #Marmolada Video di @cnsas_official La colata di neve, ghiaccio e roccia ha coinvolto anche il percorso della via normale, mentre vi si trovavano diverse cordate. Sul posto gli elicotteri di Pieve di Cadore, Cortina, Trento, PC Veneto. E' in corso la "bonifica" della zona pic.twitter.com/DkKJwEl6Wa
— SUEM Veneto (@SUEM_Veneto) July 3, 2022
O Corpo Nacional de Resgate Alpino e Cavernas está no local com cinco helicópteros e cães patrulha para encontrar possíveis desaparecidos entre a neve.