Cinco pessoas morreram e uma foi dada como desaparecida após uma avalancha que ocorreu no domingo num glaciar no maciço de Mont Blanc, nos Alpes franceses, segundo o novo balanço realizado esta segunda-feira pelas autoridades franceses.

No domingo, o ministro do Interior de França, Gérald Darmanin, tinha dito que quatro pessoas tinham morrido na avalancha no glaciar Armancette, na região do Alto Saboia, nos Alpes franceses, que ocorreu pouco antes do meio-dia, no horário local.

Avalancha nos Alpes franceses faz quatro mortos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Uma mulher de 39 anos” foi encontrada [ainda no domingo] e uma “sexta pessoa ainda está desaparecida”, disse esta segunda-feira a procuradora regional, Karline Bouisset.

As condições do tempo eram boas no domingo de Páscoa, explicou à agência de notícias AFP o autarca de Contamines-Montjoie, François Barbier.

A Météo-France, o instituto de meteorologia de França, não emitiu avisos de avalanchas para a região.

Inicialmente, os serviços de emergência encontraram quatro mortos, resgataram um ferido ligeiro e outras oito pessoas saíram ilesas do desastre.

Segundo a vice-autarca da cidade de Contamines-Montjoie Elisabeth Mollard, entrevistada no canal de televisão RTL, a quinta vítima foi encontrada no domingo ao final do dia”. A sexta pessoa, que está desaparecida, seria a sua esposa, segundo as suas informações.

Entre os mortos estão também dois guias da companhia de St-Gervais (Alta Saboia), anunciou num comunicado o Sindicato Nacional dos Guias de Montanha. As identidades das outras vítimas não foram divulgadas.

Neste mesmo glaciar, dois irmãos, montanhistas experientes na casa dos 20 anos, morreram em 25 de dezembro de 2014.

Segundo o autarca, uma avalancha maior ocorreu no mesmo local em dezembro de 2021, “descendo para a vila”, mas não provocou vítimas.