Durante décadas, a pequena vila de La Sambuy, nos Alpes franceses, manteve uma pequena estância de ski. Agora, 60 anos depois, os teleféricos estão a ser desmantelados, porque já não há neve suficiente para que o resort seja rentável.

O presidente da Câmara, Jacques Dalex, explicou à rádio Europe 1 como a situação climática mudou na região ao longo do tempo e os efeitos que tal está a ter na estância: “Agora há muito menos neve no inverno. Este ano, só estivemos abertos quatro semanas. A época [alta] está a ficar cada vez mais curta e obviamente não vai melhorar.”

À CNN, o autarca explicou que com um custo de 80 mil euros por ano para manter os teleféricos a funcionar, o resort tem neste momento um prejuízo anual de 500 mil euros. Por essa razão, a assembleia municipal de La Sambuy tomou este verão a decisão de não reabrir neste inverno e de desmantelar a infraestrutura.

E a pequena vila não é a única que está a passar por esta transformação. O grupo ambiental Mountain Wilderness dá conta de que desde 2001 já foram desmantelados 22 sistemas de teleférico em França; haverá outros 106 abandonados. A CNN lembra ainda um estudo da publicação científica Nature Climate Change que prevê que 91% das estâncias de ski europeias estão ameaçadas devido às alterações climáticas.

Alguns residentes, contudo, estão a tentar reverter a decisão municipal. Numa petição que já reuniu 1.900 assinaturas, descreve-se o resort de La Sambuy como “um elemento social da pequena vila de 7.500 habitantes” e propõe-se um modelo económico alternativo: que os teleféricos sejam usados durante o verão, para que os turistas vejam as vistas na montanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR