O último escândalo a abalar o Partido Conservador tem um nome: Chris Pincher. O responsável pela disciplina parlamentar dos deputados conservadores demitiu-se deste cargo após alegações de que teria apalpado dois homens. A pressão para que fosse expulso do grupo parlamentar, visto que se manteve como deputado, era grande e Boris Johnson acabou por ser confrontado com o caso esta terça-feira.

“Pincher de nome, Pincher de natureza”, disse quando questionado acerca sobre o passado do ainda deputado. O uso de pincher permitiu ao chefe de governo britânico fazer um trocadilho. Neste contexto, além de ser o apelido de Chris, pincher é também usado como sinónimo de beliscador. Uma referência aos casos de assédio a envolverem o conservador.

Na noite de 29 de junho, Chris Pincher estava no Carlton Club, um dos clubes mais exclusivos de St. James Street, quando terá apalpado dois homens. A história foi denunciada – acompanhada pela descrição do estado de embriaguez do agora ex-responsável dos whips conservadores – e, mais tarde, surgiu a admissão de culpa.

Demitiram-se os ministros das Finanças e da Saúde de Boris Johnson: “Não podemos continuar assim”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Caro primeiro-ministro. Na noite passada bebi de forma excessiva. Envergonhei-me e envergonhei outras pessoas e isso é a última coisa que pretendo fazer. Peço desculpa a si e a todos os implicados”, escreveu Chris Pincher na carta que anunciava a sua demissão a Boris Johnson.

O deputado conservador prometeu ainda ao primeiro-ministro britânico que iria procurar ajuda médica. É que este não foi o único episódio que envolveu o seu nome em denúncias de assédio. Há histórias com mais de 20 anos que começaram a ser divulgadas em 2017.

A primeira pessoa a falar foi Alex Story, também do Partido Conservador e antigo atleta olímpico – e demorou cerca de 16 anos a contar o seu caso, que aconteceu em 2001. Foi só em 2017 que Alex Story revelou que, quando tinha 26 anos, estava em casa de Chris Pincher e este lhe terá desapertado a camisa, massajado o pescoço do jovem e dito-lhe que ia “longe no Partido Conservador”.

Mas este episódio não teve quaisquer consequências para Chris Pincher, já que, segundo a SkyNews, foi considerado inocente depois de uma investigação feita pelo partido. Reintegrado pela ex-primeira-ministra Theresa May, juntou-se ao Ministério dos Negócios Estrangeiros como secretário de Estado quando Boris Johnson tomou posse em julho de 2019.

Demissões no governo britânico. “É um golpe demasiado forte. Tenho dúvidas de que Boris Johnson aguente mais tempo”

Depois de Alex Story, e mais recentemente, várias notícias dão conta de casos de assédio em 2013, 2017, 2018, 2019 e 2021. Em comum estão sempre queixas por comportamentos desadequados, sobretudo com jovens do partido, que incluíam promessas de um futuro no mundo da política. Por exemplo, o jornal The Sunday Times conta que, em 2019, Chris Pincher terá voltado a repetir o método, desapertando a camisa a um dos jovens do partido em Tamworth.

Todas estas histórias reveladas há pouco tempo culminaram na saída de Chris Pincher, nos que representa assim o quinto escândalo sexual dentro do partido desde abril. O deputado resolveu afastar-se, mas o seu caso acabou por dar origem a mais uma crise política no Reino Unido de Boris Johnson.