A rainha Letizia testou positivo à Covid-19, apresentando sintomas leves, e cancelou a agenda pelo menos desta quarta-feira, dia em que devia presidir à entrega de uma bolsa da Fundação de Microfinanaças do BBVA e assistir a uma representação da campanha Un juguete una Ilusión, ambos no Palácio da Zarzuela.

Para quinta-feira a rainha e o rei, Filipe VI, tinham previsto assistirem juntos à entrega dos prémios de jornalismo Mariano de Cavia, Luca de Tena y Mingote, mas segundo o comunicado da Casa Real citado pelo El País, a presença da rainha depende de como se sentir nesse dia. Desde Março que Espanha acabou com a necessidade de quarentena para casos ligeiros e assintomáticos.

Os reis e as duas filhas, Leonor e Sofia, estiveram em Barcelona durante os últimos dias. Viajaram à Catalunha porque na noite desta segunda-feira presidiram à entrega dos Prémios da Fundação Princesa de Girona. Na semana passada, Letizia foi anfitriã de alguns eventos no âmbito da cimeira da NATO, que teve lugar em Madrid.

A rainha Letizia não é a primeiro membro da família a ser vítima do SARS-CoV-2. O rei Filipe também esteve infetado em fevereiro deste ano, e rainha emérita Sofia testou positivo no passado mês de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR