O Conselho da União Europeia (UE) finalizou esta terça-feira os atos jurídicos necessários para a aprovação final à entrada da Croácia na zona euro a 1 de janeiro de 2023, sendo assim o 20.º país a aderir à moeda única.

Em comunicado, a estrutura que junta os Estados-membros da UE indica que “adotou hoje os três últimos atos jurídicos necessários para que a Croácia possa introduzir o euro em 1 de janeiro de 2023”, ficando assim “concluído o processo no Conselho que permitirá à Croácia tornar-se membro da área do euro e usufruir da utilização da moeda comum da UE, o euro, a partir do próximo ano”.

Citado pela nota, o ministro das Finanças da República Checa, Zbynek Stanjura, felicita o seu homólogo “e toda a Croácia por se tornar no 20.º país a aderir à área do euro”, vincando que “a adoção do euro não é uma corrida, mas uma decisão política responsável”.

“A Croácia cumpriu com êxito todos os critérios económicos exigidos e passará a pagar em euros a partir de 1 de janeiro de 2023”, conclui Zbynek Stanjura, em representação do Conselho.

Um dos atos jurídicos adotados esta terça-feira fixa a taxa de conversão entre o euro e a kuna croata em 7,53450 kuna por um euro, o que corresponde à taxa central da kuna em vigor no mecanismo de taxas de câmbio.

A cerimónia de assinatura da adesão da Croácia à zona euro aconteceu esta terça-feira, em Bruxelas, no final da reunião dos ministros das Finanças da UE (Ecofin).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR