O Presidente do Sri Lanka formalizou a renúncia ao cargo através de um email enviado para o presidente do parlamento do país. A carta de demissão de Gotabaya Rajapaksa foi reencaminhada para a Procuradoria-Geral para que os aspetos legais sejam formalmente analisados antes de o pedido ser formalmente aceite.

Gotabaya Rajapaksa deixou o Sri Lanka no sábado minutos antes da sua residência oficial ser invadida por manifestantes em fúria. Em fuga, o ex-Presidente voou para as Maldivas e chegou esta quinta-feira a Singapura. A BBC escreve que estará acompanhado pela sua mulher e por dois guarda-costas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Singapura disse que Gotabaya Rajapaksa não pediu ou recebeu asilo político e que a deslocação ao país se trata de uma visita privada.

O atual primeiro-ministro do Sri Lanka assumiu o cargo de Presidente interino. Ranil Wickremesinghe tem agora mais poder para tomar decisões e já impôs o estado de emergência e reforçou os poderes dos militares e da polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ranil Wickremesinghe foi nomeado Presidente interino pelo então chefe de Estado Gotabaya Rajapaksa — depois de este já ter fugido do Sri Lanka. A decisão desencadeou novo protestos e muitos exigem que o primeiro-ministro também renuncie.

Os protestos ocorrem numa altura em que o Sri Lanka atravessa uma grave crise económica com o aumento do custo de bens como alimentos ou o aumento do valor dos combustíveis.

Presidente do Sri Lanka anuncia renúncia após invasão de residência oficial