A Assembleia da República adiou esta sexta-feira a conclusão dos trabalhos de revisão do Regimento do parlamento para o início de setembro, a pedido do PSD e com o voto favorável do PS.
Inicialmente, o grupo de trabalho, onde estão a ser discutidas iniciativas de todas as bancadas, tinha fixado como objetivo que as propostas de revisão do Regimento fossem a votos no último plenário antes das férias, no dia 21 de julho.
No entanto, esta sexta-feira, no início da reunião, foi comunicado que o PSD solicitou que “o prazo a conclusão deste processo seja prolongado até ao início de setembro”, para que “não seja terminado sem tempo para a ponderação e encontro do necessário equilíbrio da solução final para o regimento”.
O requerimento foi aprovado com votos a favor de PSD e do PS, contra do Chega e abstenção da IL, BE, PCP, Livre e PAN.
O coordenador do grupo de trabalho, o socialista Pedro Delgado Alves, marcou desde já a próxima reunião para 6 de setembro, às 15h00, e fixou com meta que as propostas vão a votos no primeiro plenário depois das férias parlamentares.
Ao contrário das restantes bancadas, que criticaram o adiamento, o PS não se pronunciou politicamente sobre o pedido do PSD, limitando-se Pedro Delgado Alves a dar nota dos procedimentos a seguir com o adiamento.