A partir de agora, a sucessão de Boris Johnson está nas mãos dos militantes do Partido Conservador. Rishi Sunak e Liz Truss são os dois nomes escolhidos pelos deputados dos tories, que deixaram pelo caminho Penny Mordaunt, a candidata eliminada esta quarta-feira, na último ronda de votações dos deputados.

Numa análise rápida aos resultados da votação mais recente, a ministra dos Negócios Estrangeiros conseguiu o mesmo que tinha alcançado no dia anterior: ganhar mais votos. Liz Truss arrecadou o apoio de mais 27 deputados do que no dia anterior, ficando assim com um total de 113 votos.

“Hasta la vista, baby”. Boris despede-se do Parlamento

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rishi Sunak, o ministro responsável pela pasta das Finanças do governo de Boris e um dos primeiros ministros a anunciar a sua demissão há duas semanas, conseguiu mais 19 votos do que na votação anterior, acabado esta ronda com 137 votos — o registo mais alto entre os três candidatos. Mordaunt foi a que cresceu menos. Apesar de várias sondagens apontarem o seu nome como uma possível surpresa do dia, não foi além do 105 votos, mais 13 do que na ronda que decorreu esta terça-feira.

Nesta fase da corrida, que terminou esta quarta-feira, o método baseou-se num processo de filtragem, que foi eliminando os candidatos com menos votos até sobrarem apenas dois. Além de Penny Mordaunt, ficaram pelo caminho Kemi Badenoch, Nadhim Zahawi, Jeremy Hunt, Suella Braverman e Tom Tugendhat.

Partido Conservador. Truss, Sunak e Mordaunt estão na corrida à liderança. Quem tem mais hipóteses?

Daqui para a frente, quem é membro do Partido Conservador há, pelo menos, três meses, poderá preencher o boletim de voto que contará com os dois nomes apurados esta terça-feira. O sucessor de Boris deverá ser anunciado a 5 de setembro.