O Presidente russo, Vladimir Putin, está “demasiado saudável”, garantiu esta quinta-feira o diretor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos (CIA), William Burns.

A partir do Aspen Security Forum, que decorre até sexta-feira no Colorado, Burns comentou as informações que correm sobre o estado de saúde de Putin. Admitiu que, apesar de “existirem muitos rumores”, tanto quanto sabem o líder russo não está instável ou com problemas de saúde.

O diretor da CIA, que serviu como embaixador em Moscovo, lida com o Presidente russo há 20 anos. Considera que se trata de uma pessoa que acredita no controlo e na intimidação. “Ele está convencido que o seu destino como líder é tornar a Rússia novamente numa grande potência. Ele acredita que a chave para o fazer está na recriação de uma esfera de influência nos vizinhos da Rússia e não pode fazê-lo sem controlar a Ucrânia”, afirmou o responsável, citado pela BBC.

Desde o início da guerra surgiram vários boatos sobre o estado de saúde do Presidente da Rússia. Em abril, o órgão independente russo Proeket Media, divulgava que Putin tinha sido “constantemente” acompanhado por um dos melhores médicos russos no tratamento do cancro da tiroide. Já em maio, o chefe dos serviços secretos ucranianos, Kyrylo Budanov, confirmava que o Putin tinha cancro, apesar de não ter especificado qual. “Está numa condição física e psicológica muito má”, revelou numa entrevista à Sky News.

Cancro, perda de visão e tremores no corpo. Aumentam as suspeitas de que Vladimir Putin “está perto do fim”

Os vários rumores têm sido sucessivamente negados por Moscovo, que esta sexta-feira se voltou a pronunciar sobre o assunto. Questionado pelos jornalistas sobre o estado de saúde do Presidente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu que “está tudo bem”.

Segundo as agências internacionais, Peskov acusou “os especialistas em informação” da Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos de divulgarem informações falsas sobre Putin nos “últimos meses”. “Estas não são nada além de falsas”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR