Era um rumor, no domingo não passava ainda de um mero rumor, mas nem por isso os próprios adeptos do Sporting deixaram de “cavalgar” esse rumor. No Troféu Cinco Violinos, contra o Sevilha, houve até dois adeptos que levaram consigo Ronaldo até Alvalade em cartazes, um de corpo inteiro, que fizeram furor fora e dentro do estádio com direito a muitas fotografias. Antes do jogo, na habitual apresentação por números, houve uma quase curiosidade escondida. Adán o 1, Matheus Reis o 2, St. Juste o 3, Morita o 5 (Coates, como capitão, foi o último), não havia 6… Tabata o 7. Quem acreditasse naquilo que muitos sonhavam ser possível tinha percebido que não havia surpresa Ronaldo. No entanto, em relação ao 7, agora é diferente.
Depois de, em janeiro, ter sido alvo de várias propostas do Brasil e de campeonatos mais periféricos, em possibilidades que nunca se concretizaram, o avançado continuou a ser cobiçado e a hipótese de sair está agora prestes a confirmar-se. Mais uma vez, as ofertas chegaram de ligas distintas mas acabou por imperar não só a vontade de regresso ao Brasil como a dimensão desportiva e a possibilidade de lutar não só pelo Campeonato mas também por aquela que seria a terceira Taça dos Libertadores consecutiva.
Assim, Bruno Tabata está a caminho do Palmeiras de Abel Ferreira, num negócio onde o campeão sul-americano irá pagar cinco milhões de euros (sendo que o Sporting não tem a totalidade do passe do antigo jogador do Portimonense). Numa primeira fase, o conjunto de São Paulo tentou fazer um modelo com três milhões fixos e dois variáveis, cenário rejeitado pela SAD verde e branca. Agora, o clube brasileiro avançou mesmo para um valor total fixo dentro do que era pretendido pelo Sporting, batendo uma outra oferta que chegara esta semana a Alvalade do Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, que daria possibilidade ao jogador de ficar com um vencimento anual quatro vezes superior ao que tinha nesta fase.
Desta forma, o Palmeiras consegue resolver a lacuna com que ficou depois da saída de Gabriel Veron para o FC Porto, ao passo que o Sporting faz mais um encaixe financeiro por um jogador que ocupava todas as posições do ataque e que será substituído por pelo menos mais um elemento de características ofensivas no plantel de Rúben Amorim, sendo que Tabata podia também ocupar se necessário a posição ‘8’.