Quatro meses depois de ter dado uma bofetada a Chris Rock na cerimónia dos Óscares, Will Smith gravou um vídeo para responder a questões e falar pela primeira vez sobre o sucedido.
O ator, que estava em silêncio desde março — mês em que publicou um comunicado sobre o incidente — revelou que contactou Chris Rock: “A mensagem que recebi é que ele não está preparado para falar. Quando estiver, será ele a contactar-te”.
A bofetada de Will Smith a Chris Rock no momento mais insólito (da História) dos Óscares
Num vídeo publicado no YouTube, em que surge sentado numa cadeira e a falar diretamente para uma câmara, Will Smith dirige-se ao comediante para pedir “desculpa”. “O meu comportamento foi inaceitável e estou aqui quando estiveres pronto para falar”, disse.
O momento serviu ainda para pedir perdão à mãe e à família de Chris Rock, nomeadamente ao irmão do comediante. “Quero pedir desculpa à família do Chris, concretamente a Tony Rock. Tínhamos um ótimo relacionamento. Era meu amigo. Isto é provavelmente irreparável”, afirmou.
O ator garantiu que não pensou em “quantas pessoas ficariam magoadas naquele momento” e explicou que passou os últimos meses a “rever e a entender as nuances e as complexidades do que aconteceu”.
Não vou tentar explicar tudo agora, mas posso dizer-vos que não há nenhuma parte de mim que pense que aquela foi a forma certa de me comportar naquele momento”, salientou.
Nos cinco minutos que o vídeo tem ainda há tempo para esclarecer os rumores de que davam conta de que Jada Smith poderia ter instigado a sua reação. Will Smith declarou que a reação foi unicamente sua: “Eu fiz a minha escolha sozinho, com base nas minhas experiências (…) A Jada não teve nada a ver com isso”.
O ator e produtor de cinema pediu perdão à sua própria família, inclusive aos filhos, por tudo aquilo que indiretamente acabou por recair sobre eles. A todos os nomeados para os Óscares que estavam presentes na cerimónia foi também dirigido um pedido de desculpas.
Parte-me o coração ter roubado e manchado o vosso momento (…) Odeio quando desaponto pessoas. Magoa-me psicologicamente e emocionalmente não ter estado à altura da imagem e impressão que as pessoas têm de mim”, acrescentou.
“Eu sei que foi confuso, eu sei que foi chocante, mas eu prometo que estou profundamente devoto e comprometido a dar luz, amor e alegria a este mundo. Se esperarem, prometo que vamos conseguir ser amigos outra vez”. Foi assim que Will Smith terminou o vídeo, que foi lançado dias após Chris Rock ter afirmado que “quem diz que as palavras magoam, nunca levou um soco na cara”.