Siga aqui aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Foi uma tomada de posição que não estava prevista. A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Penny Wong, decidiu esta sexta-feira abandonar a conferência organizada pela Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que tem lugar no Camboja, no momento em que o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, discursava.

Segundo um porta-voz da ministra citado pela Guardian, Penny Wong não conseguiu ficar “imóvel” ao ouvir “a tentativa de Lavrov em justificar o assassinato de ucranianos inocentes”, abandonando a sala.

A imprensa australiana dá conta de que o protesto não tinha sido programado e deveu-se exclusivamente ao teor do discurso de Sergei Lavrov, que não é conhecido, uma vez que a conferência realizou-se à porta fechada.

Durante a ausência da ministra dos Negócios Estrangeiros, a comitiva australiana presente na conferência foi representada por outro diplomata.

A Austrália condenou a ofensiva militar da Rússia à Ucrânia, tendo-se juntado às sanções da União Europeia e dos Estados Unidos contra o Kremlin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR