As autoridades da Ucrânia revelaram terem prendido dois indivíduos que trabalhavam para os Serviços Secretos russos (FSB, antigo KGB) por planearem assassinar o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, e o chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), Kyrylo Budanov.

A notícia foi divulgada esta segunda-feira pelo SBU, que garante ter impedido a concretização do plano da agência militar russa GRU. Um comunicado a que a Reuters teve acesso refere que também estava planeado um terceiro assassinato, nomeadamente de um ativista ucraniano. No entanto, a agência de notícias não conseguiu verificar de forma independente as informações do SUB.

Os suspeitos são alegadamente dois moradores da Ucrânia, um da região de Lugansk – atualmente sob controlo das forças separatistas – e outro de Kiev. Foi-lhes prometido 150 mil dólares, cerca de 147 mil euros, por cada homicídio. Ambos foram detidos na cidade de Kovel, no noroeste do país.

O SBU esteve envolvido numa polémica recentemente após o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter demitido o chefe do serviço, Ivan Bakanov, citando a existência de dezenas de casos de casos de colaboração com a Rússia. Este foi apenas uma das demissões numa série de afastamentos de altos cargos na Ucrânia.

“Está despedido.” Zelensky afasta altos cargos, mas a nova luta pelo poder abriu caminho aos novos amigos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR