A campanha que definirá o próximo Presidente, governadores de estado e parlamentares regionais e federais no Brasil arranca oficialmente esta terça-feira, data em que os candidatos já estão autorizados a apelar ao voto e a iniciar propaganda eleitoral, inclusive na internet.
Candidato à reeleição e em segundo lugar nas sondagens de intenção de voto com apoio de mais de 30% dos eleitores, o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, lançará a sua campanha na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, no mesmo local onde sofreu um atentado à faca em 2018, em que quase perdeu a vida.
Tribunal eleitoral brasileiro ordena remoção de vídeos em que Lula chama Bolsonaro de genocida
Um vídeo com declarações de Bolsonaro divulgado pelo deputado estadual de Minas Gerais Bruno Engler informa que o Presidente brasileiro estará em Juiz de Fora ao final da manhã.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as sondagens até aqui com pouco mais de 40% das intenções de voto, começaria oficialmente sua campanha à Presidência do Brasil numa visita a uma fábrica em São Bernardo do Campo mas, segundo nota do Partido dos Trabalhadores citada pelos media locais, o evento foi cancelado por razões de segurança.
Em 26 de agosto começa o horário eleitoral gratuito nos sistemas de rádio e televisão do Brasil, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem na primeira volta.
A fase inicial da campanha eleitoral termina a 1 de outubro, véspera da primeira volta das eleições.
Prevista apenas para cargos executivos, ou seja, para as disputas do governo regional dos 27 estados do país e a Presidência da República, a segunda volta das eleições brasileiras será realizada em 30 de outubro caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação.