A maior empresa de táxis da Rússia foi alvo de um ciberataque esta quinta-feira que obrigou dezenas de carros a receberem pedidos falsos para serviços no centro de Moscovo, causando um engarrafamento na capital. O ataque foi confirmado pela Yandex Taxi à Forbes.
Os motoristas foram chamados para a zona de Kutuzovsky Prospekt, uma importante avenida na região oeste da capital russa. O comunicado da Yandex Taxi confirma que os trabalhadores ficaram paralisados durante 40 minutos, mas a Forbes afirma que o trânsito se prolongou por duas horas.
Está a circular nas redes sociais um vídeo que mostra vários carros amarelos ou brancos a tentarem escapar às longas filas que se formaram no interior da capital da Rússia.
A Watch Dog-type hack in Moscow: multiple fake orders through Yandex Taxi caused a traffic jam on the Kutuzovsky Prospekt that reportedly lasted btw 40 minutes and 2 hours
Yandex confirmed this was caused by attackers attempting to disrupt the servicehttps://t.co/B9XKTZbO33 pic.twitter.com/K3Hk6qaEZm
— Oleg Shakirov (@shakirov2036) September 1, 2022
No comunicado citado pelo jornal, a marca explicou que, “na manhã do dia 1 de setembro, a Yandex Taxi identificou uma tentativa de invasão para interromper o serviço. Várias dezenas de motoristas receberam pedidos em massa para a região de Fili”, um bairro em Moscovo.
A empresa suspendeu os pedidos de serviços até que o trânsito dispersasse. A situação normalizou-se e, após uma intervenção informática, a Yandex Taxi já voltou a funcionar. Segundo a empresa, a segurança do sistema já foi aprimorada para evitar ataques semelhantes no futuro.