A maior empresa de táxis da Rússia foi alvo de um ciberataque esta quinta-feira que obrigou dezenas de carros a receberem pedidos falsos para serviços no centro de Moscovo, causando um engarrafamento na capital. O ataque foi confirmado pela Yandex Taxi à Forbes.

Os motoristas foram chamados para a zona de Kutuzovsky Prospekt, uma importante avenida na região oeste da capital russa. O comunicado da Yandex Taxi confirma que os trabalhadores ficaram paralisados durante 40 minutos, mas a Forbes afirma que o trânsito se prolongou por duas horas.

Está a circular nas redes sociais um vídeo que mostra vários carros amarelos ou brancos a tentarem escapar às longas filas que se formaram no interior da capital da Rússia.

No comunicado citado pelo jornal, a marca explicou que, “na manhã do dia 1 de setembro, a Yandex Taxi identificou uma tentativa de invasão para interromper o serviço. Várias dezenas de motoristas receberam pedidos em massa para a região de Fili”, um bairro em Moscovo.

A empresa suspendeu os pedidos de serviços até que o trânsito dispersasse. A situação normalizou-se e, após uma intervenção informática, a Yandex Taxi já voltou a funcionar. Segundo a empresa, a segurança do sistema já foi aprimorada para evitar ataques semelhantes no futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR