Anatoly Gerashchenko, antigo reitor do Instituto de Aviação de Moscovo (MAI), morreu esta terça-feira depois de cair do edifício onde funciona a universidade, avança o Moscow Post. É mais uma morte com contornos suspeitos entre funcionários russos de altos cargos próximos do Kremlin.

O engenheiro aeroespacial estava a descer as escadas do edifício quando terá caído vários lanços. A morte foi declarada ainda no local. Gerashchenko exibiria “ferimentos incompatíveis com a vida”, descreveu o mesmo jornal.

O MAI expressou as suas condolências pela morte do engenheiro. Adianta que será formada uma comissão para investigar o sucedido, que contará com representantes do Ministério da Educação e Ciência russo, da Inspeção Estatal do Trabalho em Moscovo e da própria universidade.

Gerashchenko trabalhava no MAI desde 1997, onde foi promovido várias vezes. Ocupou os cargos de engenheiro, chefe mecânico e vice-reitor para as questões sociais. Chegou à posição de reitor em 2007, que manteve até 2015. Neste momento estava a trabalhar como assessor do atual reitor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este é o caso mais recente numa série de casos de mortes consideradas como suspeitas de altos cargos próximos do Kremlin. As vítimas são executivos ou antigos executivos, sobretudo ligados à indústria petrolífera e do gás, as mais afetadas pelas sanções impostas pelo ocidente à Rússia em resposta à invasão.

Vice-presidente de petrolífera russa é o nono de uma lista de mortes suspeitas de oligarcas desde o início da invasão da Ucrânia

O caso é divulgado uma semana depois de Ivan Pechorin, diretor administrativo da indústria de aviação da Corporação de Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico, morrer após cair do seu barco, alegadamente devido a uma intoxicação por álcool.

Morreu mais um alto funcionário russo. Ivan Pechorin encontrado morto após cair de barco