Oito grupos, seis de quatro equipas e dois de cinco, com os vencedores de cada grupo a avançarem diretamente para os quartos de final. Os dados da Taça da Liga 2022/23 foram lançados esta sexta-feira com o sorteio da fase de grupos e os sempre favoritos FC Porto, Sporting, Benfica e Sp. Braga conheceram os primeiros adversários naquela que é considerada a terceira competição nacional.

Assim, no sorteio que decorreu na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, as 34 equipas ficaram distribuídas da seguinte forma:

  • Grupo A: FC Porto, Vizela, Desp. Chaves, Mafra
  • Grupo B: Sporting, Marítimo, Rio Ave, Farense
  • Grupo C: Benfica, Moreirense, Penafiel, Estrela da Amadora
  • Grupo D: Sp. Braga, P. Ferreira, Casa Pia, Trofense
  • Grupo E: Gil Vicente, Portimonense, Nacional, Sp. Covilhã
  • Grupo F: V. Guimarães, Boavista, Belenenses SAD, Vilafranquense
  • Grupo G: Santa Clara, Arouca, Feirense, Leixões
  • Grupo H: Famalicão, Estoril, Tondela, Académico de Viseu

Assim, tanto FC Porto e Sporting encontram duas equipas da Primeira Liga e uma da Segunda, sendo que o Benfica inverte por completo essa lógica e defronta três equipas do segundo escalão — com destaque para o Estrela da Amadora, que os encarnados eliminaram na época passada nos oitavos de final da Taça de Portugal. No sorteio desta sexta-feira ficou definido também o emparelhamento para os quartos de final: o vencedor do Grupo C cruza com o do Grupo G, o vencedor do Grupo A cruza com o do Grupo E, o vencedor do Grupo B cruza com o do Grupo D e o vencedor do Grupo H cruza com o do Grupo F. Ou seja, por estarem respetivamente nos grupos B e D, Sporting e Sp. Braga podem encontrar-se logo nos quartos de final da Taça da Liga.

De recordar que a primeira fase da Taça da Liga está agendada para o período entre 18 de novembro e 17 de dezembro — ou seja, enquanto está a decorrer o Mundial do Qatar –, com os quartos de final a serem disputados a apenas uma mão entre 20 e 23 dezembro. A final four, que vai novamente ocorrer no Estádio Municipal de Leiria, está marcada para os dias entre 24 e 28 de janeiro do próximo ano.

O Benfica é o recordista de vitórias na competição, com sete, seguindo-se o Sporting, que tem quatro — e que conquistou as duas últimas edições da Taça da Liga. Segue-se o Sp. Braga, com dois troféus, e também o Moreirense e o V. Setúbal, com um triunfo cada um, num historial onde o FC Porto não está incluído, já que nunca ganhou o torneio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR