O governo de Nicarágua retirou o sinal da CNN em espanhol do ar esta quinta-feira (horário de Portugal Continental, 19h07 de quarta-feira no país da América Central).  O canal emitiu um comunicado sobre o corte do seu sinal, divulgado na transmissão regular, realçando “o papel vital que a liberdade de imprensa desempenha numa democracia saudável”.

Esta quarta-feira, o governo da Nicarágua retirou o nosso sinal de televisão, negando aos nicaraguenses notícias e informações da nossa rede, em que confiam há mais de 25 anos”, disse o jornalista Fernando Del Rincon, em nome do canal, diretamente dos estúdios em Miami.

A CNN em espanhol garante que “continuará a cumprir a sua responsabilidade perante o público da Nicarágua, divulgando notícias em CNNEspanol.com” e no canal de YouTube para que os cidadãos do país “possam ter acesso a informações que de outra forma não estão disponíveis. “A CNN apoia os relatórios da nossa rede e reafirma o seu compromisso com a verdade e a transparência”, concluiu Del Ricon.

Apesar de uma tentativa de obter uma declaração tanto do governo como dos operadores de cabo que transmitem o sinal da CNN em Espanhol, o canal diz não ter obtido resposta até ao momento.

A Nicarágua vive sob o governo autoritário de Daniel Ortega que está no seu quinto mandato, o quarto consecutivo desde que regressou ao poder em 2007.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR